Sismo de magnitude 6 sentido em Lima e várias cidades no norte do Peru
- 28/12/2025
O epicentro do tremor, que atingiu intensidade regular em Lima e cidades como Trujillo e Cajamarca, foi estabelecido no oceano Pacífico, em frente à região de Áncash, a 67 quilómetros a oeste da cidade de Chimbote, informou o Instituto Geofísico do Peru (IGP).
O órgão indicou que o tremor ocorreu a 52 quilómetros de profundidade e teve intensidade V em Chimbote, uma cidade portuária localizada a cerca de 425 quilómetros ao norte de Lima.
Após o tremor, o Centro de Operações de Emergência Nacional (COEN) informou que "foi percebido entre leve e moderado pela população" de Chimbote, acrescentando que as zonas vulneráveis da localidade e outras próximas "continuam a ser monitorizadas" pelas autoridades para determinar se houve algum dano.
Por sua vez, a Direção de Hidrografia e Navegação da Marinha do Peru informou que o evento "não gerou tsunami na costa peruana".
No caso de Lima, este foi o quarto movimento telúrico registado nas últimas 24 horas. Às 9h22 locais de sábado (14h22 TMG) foi relatado um terremoto de magnitude 3,5 com epicentro a 24 quilômetros a oeste da província portuária de Callao.
O IGP informou também que às 01h17, hora local (06h17 TMG), deste sábado foi registado outro sismo de magnitude 3,5, com epicentro a 25 quilómetros a sudoeste da cidade de Mala, na província de Cañete, ao sul da capital, e um primeiro tremor, de magnitude 4,8, foi sentido às 19:35 de sexta-feira (00:35 TMG de sábado) na capital peruana, com epicentro a 52 quilómetros a sudoeste da cidade costeira de Supe Puerto, no norte da região de Lima.
O Peru está localizado no chamado Círculo de Fogo do Pacífico, uma zona onde ocorre mais de 80% da atividade sísmica mundial, devido ao choque da placa tectónica do Pacífico com a de Nazca, na costa sul.
O último terramoto devastador no país ocorreu em agosto de 2007, na região sul de Ica, onde atingiu uma magnitude de 7,9 e deixou cerca de 500 mortos e prejuízos económicos elevados.
Leia Também: Eleições de 2026 no Peru com número de candidaturas "sem precedentes"













