Síria. PKK denuncia tentativa de sabotar processo de paz com a Turquia

  • 13/01/2026

O PKK disse que "grupos e mercenários filiados no Estado turco" participaram nos combates ocorridos na semana passada em dois bairros de Alepo.

 

A violência "põe em causa o cessar-fogo entre o nosso movimento e a Turquia, bem como o processo de paz e para a democracia que daí decorre", afirmou o PKK num comunicado divulgado pela agência pró-curda ANF.

Os combates entre milícias curdo-sírias e o exército sírio em Alepo provocaram 23 mortos e mais de 100 feridos, disseram as autoridades de Alepo no sábado à agência de notícias síria SANA.

O balanço foi divulgado um dia após o exército sírio e as Forças da Síria Democrática, lideradas por milícias curdo-sírias, terem negociado um cessar-fogo para travar os combates que eclodiram em 06 de janeiro, segundo a agência norte-americana The Associated Press (AP).

"Estes ataques contra os bairros curdos [de Alepo], com referências constantes ao PKK, são um ataque que visa minar o movimento de libertação e o cessar-fogo que este implementou meticulosamente", denunciou o grupo armado, citado pela agência de notícias France-Presse (AFP).

O PKK questionou como poderá seguir o apelo do líder histórico, Abdullah Ocalan, para o abandono da luta armada "face a tal atitude", afirmando que, até agora, tem "assumido as suas responsabilidades" perante Ancara.

A partir da cela na Turquia onde se encontra em isolamento desde 1999, Ocalan apelou em fevereiro de 2025 aos combatentes do PKK para que renunciassem à luta armada.

Na sequência do apelo do líder de 76 anos, o PKK, considerado um grupo terrorista pela Turquia, decretou um cessar-fogo unilateral em 01 de março, e anunciou a dissolução em 12 de maio.

A denúncia do PKK segue-se a acusações feitas na segunda-feira à noite pelo AKP, no poder em Ancara, de que a violência em Alepo foi uma tentativa dos combatentes curdos para sabotar o processo de paz.

O exército sírio exigiu hoje que as forças curdas se retirassem da zona que controlam entre o leste de Alepo e o rio Eufrates, depois as ter desalojado da principal cidade do norte do país após violentos combates.

O PKK, fundado em 1978 e considerado como uma organização terrorista pelo Governo da Turquia, defendia a criação de um Estado curdo independente, mas passou a reivindicar uma maior autonomia nas zonas de maioria curda.

O grupo anunciou em outubro de 2025 a retirada completa de todas as forças do território turco para o norte do Iraque.

O processo prevê também o estabelecimento de uma comissão parlamentar para formular as bases jurídicas da paz entre o Estado turco e o PKK.

Em causa, está uma amnistia ou integração dos combatentes do PKK e o pedido de libertação de Ocalan, considerada fundamental para a continuidade do processo.

As duas partes já tinham iniciado um processo de conversações de paz em 2013, que colapsou dois anos depois.

O insucesso dessas conversações resultou num surto de confrontos nas zonas de maioria curda no sudeste e leste da Turquia.

Essas zonas integram o que se considera o Curdistão histórico, que se estende também a partes da Síria, Iraque e Irão.

Segundo o Presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, o conflito entre o PKK e as forças de segurança turcas fez cerca de 50.000 mortos, incluindo 2.000 soldados, desde 1984.

Leia Também: Dois membros do Estado Islâmico detidos na Síria por ataque a mesquita

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2918416/siria-pkk-denuncia-tentativa-de-sabotar-processo-de-paz-com-a-turquia#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes