Síria: Pelo menos 4 mortos em confrontos entre forças curdas e exército

  • 23/12/2025

"Na noite passada, as FDS atacaram uma zona residencial perto do Hospital al-Razi, em Alepo, resultando na morte de quatro civis e ferindo outros 14", indicou o Ministério da Saúde à agência de notícias estatal síria, Sana.

 

Uma calma tensa prevalecia hoje em Alepo, depois de os meios de comunicação estatais sírios e curdos terem noticiado que Damasco e as forças curdas tinham chegado a um acordo, segundo o qual cada lado ordenou aos seus combatentes que suspendessem retaliações de disparos.

O governador da província de Alepo, Azzam al-Gharib, declarou que, "após uma noite angustiante, os bairros da cidade estão gradualmente a regressar à normalidade" e que "as equipas técnicas continuam a reparar os danos causados ??nas redes elétricas e de telecomunicações ".

Al-Gharib afirmou ainda estar em "contacto constante" com o Presidente de transição sírio, Ahmed al-Sharaa, e referiu que "serão feitos todos os esforços para restaurar a segurança e a estabilidade na província".

O governador tinha ordenado na segunda-feira "a suspensão temporária das aulas em todas as escolas e universidades públicas e privadas, bem como nos serviços governamentais no centro de Alepo" durante o dia de hoje, devido à "situação atual".

Tanto as FDS, que controlam partes do norte e do leste do país, como as autoridades de Damasco continuam a acusar-se mutuamente de violação dos acordos assinados em março sobre a integração dos combatentes das milícias controladas pelos curdos no exército.

No entanto, os últimos dias têm sido marcados por confrontos nos bairros predominantemente curdos de Sheikh Maqsoud e Ashrafie, que se alastraram a outras zonas.

Damasco e os curdos sírios assinaram um acordo em 10 de março para procurar uma solução para as autoproclamadas zonas autónomas no nordeste da Síria, após a queda do regime de Bashar al-Assad há mais de um ano, mas o processo sofreu vários adiamentos e as negociações só foram retomadas recentemente.

Um dos principais pontos de discórdia estava relacionado com a dúvida se as FDS se manteriam como uma unidade coesa no novo exército ou se seriam dissolvidas e os seus membros absorvidos individualmente pelas novas forças armadas, que resultaram do golpe militar que afastou Bashar al-Assad.

"Não vimos uma iniciativa ou uma vontade séria das Forças Democráticas Sírias para implementar este acordo. Tem havido uma procrastinação sistemática", lamentou na segunda-feira o ministro dos Negócios Estrangeiros da Síria, Asaad al-Shibani, ao receber uma delegação governamental turca.

Ancara considera as FDS uma organização terrorista devido à sua associação com o Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK), que trava uma longa resistência na Turquia, embora esteja em curso um processo de paz.

O governante sírio acrescentou que as autoridades de Damasco apresentaram uma proposta às FDS para avançar com a fusão militar e recebeu uma resposta no domingo, sem adiantar mais pormenores.

Leia Também: Síria. Damasco e forças curdas ordenam cessação de hostilidades em Alepo

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2909124/siria-pelo-menos-4-mortos-em-confrontos-entre-forcas-curdas-e-exercito#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes