Síria. Forças curdas vão retirar-se para leste do rio Eufrates no sábado

  • 16/01/2026

"A pedido de países amigos e mediadores, decidimos retirar as nossas forças amanhã de manhã, às 07h00 (04h00 em Lisboa), da área a leste de Alepo e reposicionar-nos a leste do Eufrates", indicou o líder dos curdos.

 

Na semana passada, eclodiram combates entre o Exército sírio e as forças curdas em Alepo, onde estas últimas foram expulsas dos dois distritos que controlavam.

As forças sírias reuniram então reforços significativos na região de Deir Hafer, a cerca de 50 km a leste de Alepo, e ordenaram às Forças Democráticas da Síria (FDS, dominadas pelos curdos) que evacuassem uma área entre esta região e o rio Eufrates, mais a leste.

Pouco antes do anúncio de Abdi, o Exército tinha anunciado que estava a bombardear posições curdas na região, depois de emitir alertas a civis, enquanto as FDS reportaram "bombardeamentos pesados".

A coligação multinacional liderada pelos EUA interveio para reduzir as tensões entre os dois lados, que contam com o apoio de Washington.

Uma delegação da coligação antijihadista, posicionada no norte da Síria, reuniu-se com responsáveis curdos em Deir Hafer na sexta-feira para "reduzir as tensões", revelou o porta-voz das FDS, Farhad Shami, à agência France-Presse (AFP).

Em pleno conflito com as forças curdas que controlam o norte do país, o Presidente sírio, Ahmad al-Sharaa, anunciou hoje à noite que iria reconhecer, por decreto, os direitos nacionais dos curdos, cuja língua passará a ser oficial, em pleno conflito com as forças curdas que controlam o norte do país.

Pela primeira vez desde a independência da Síria, em 1946, a língua curda será ensinada nas escolas, e o ano novo curdo, Nowruz, será feriado nacional.

O líder islamista afirmou que os curdos são "parte integrante" do país, onde sofreram décadas de marginalização e opressão sob regimes anteriores.

Num discurso televisivo aos curdos, no final do qual assinou este decreto histórico, Ahmad al-Sharaa apelou a que "participassem na construção do país" e prometeu "garantir os seus direitos".

O texto concede também a cidadania aos curdos, dos quais aproximadamente 20% tinham sido privados da cidadania síria após um polémico censo em 1962.

Sharah, à frente de uma coligação islamista, derrubou Bashar al-Assad em dezembro de 2024 e procura alargar a sua autoridade a todo o território sírio.

O seu anúncio surgiu no meio de um impasse nas negociações com os curdos para implementar um acordo assinado em março de 2025, que visa integrar as suas instituições civis e militares no Estado sírio.

Esta minoria aproveitou o caos da guerra civil (2011-2024) para tomar vastos territórios no norte e nordeste da Síria --- incluindo campos de petróleo e gás --- depois de derrotar o grupo jihadista Estado Islâmico (EI) com o apoio de uma coligação multinacional.

Segundo o analista Fabrice Balanche, especialista em Síria, os curdos somam cerca de dois milhões numa população de 20 milhões e estão concentrados sobretudo no nordeste (1,2 milhões), mas estima-se que existam cerca de 300 mil em Damasco e um número semelhante em Alepo, além de estarem presentes noutras partes da Síria.

Leia Também: Presidente da Síria concede direitos aos curdos e reconhece língua curda

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2921005/siria-forcas-curdas-vao-retirar-se-para-leste-do-rio-eufrates-no-sabado#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes