SÃria: EUA atacaram mais de 30 posições do Estado Islâmico este mês
- 14/02/2026
O Comando Central do Exército dos Estados Unidos (CENTCOM) fez saber em comunicado que os ataques ocorreram entre 3 e 12 de fevereiro e destruÃram "infraestruturas e armazenamento de armas" do Estado Islâmico através de "munições de precisão lançadas por caças, helicópteros e aeronaves não tripuladas".
As forças norte-americanas mantiveram "pressão militar incessante" sobre o grupo terrorista, refere-se na nota.
Dias antes desta ação em fevereiro, o Exército realizou outros cinco ataques entre 27 de janeiro e 02 de fevereiro contra um centro de comunicações do Estado Islâmico, um nó logÃstico crÃtico e instalações de armazenamento de armas.
A "Operação Ataque Olho de Falcão", como foi designada pela Exército, foi lançada em resposta a um ataque de 13 de dezembro contra forças norte-americanas e sÃrias em Palmira, no qual morreram dois militares e um intérprete norte-americanos.
De acordo com o comunicado de de hoje, em dois meses foram "mortos ou capturados mais de 50 terroristas do EI e destruÃdos cerca de 100 alvos de infraestruturas".
Numa resolução aprovada na passada quinta-feira, 12 de fevereiro, em Estrasburgo, o Parlamento Europeu condenou a violência contra civis no nordeste da SÃria, que admitiu equivaler a crimes de guerra, e apelou a todas as partes para que cumpram o cessar-fogo.
Leia Também: EUA anunciam fim da transferência de detidos do grupo EI para o Iraque













