Síria diz ter impedido atentados do Estado Islâmico no Ano Novo

  • 01/01/2026

O Ministério do Interior afirmou ter recebido informações sobre planos de operações suicidas do Estado Islâmico e ataques durante as celebrações de passagem de ano em várias províncias do país, mas sobretudo na cidade de Alepo, visando igrejas e outros locais de encontros de civis.

 

Esta informação levou as forças de segurança a reforçar o seu efetivo nestas áreas, acrescentou o ministério sírio em comunicado.

O Estado Islâmico intensificou recentemente os seus ataques em zonas da Síria controladas pelas autoridades de Damasco, que emergiram da coligação de grupos jihadistas rebeldes que derrubou o regime do ex-Presidente Bashar al-Assad, em dezembro de 2024.

Na quarta-feira, no bairro de Bab al-Faraj, em Alepo, um polícia "desconfiou de um indivíduo que foi posteriormente identificado como membro no Daesh", a sigla árabe para o Estado Islâmico, segundo o Ministério da Defesa das autoridades de transição.

Ao ser interpelado, o homem "abriu fogo, matando um polícia, e depois detonou os seus explosivos, ferindo dois agentes que tentavam prendê-lo", relatou o ministério.

Em 13 de dezembro, um ataque matou dois soldados norte-americanos e um civil, em Palmira, no leste da Síria, tendo o atirador sido relacionado por Washington com o Estado Islâmico.

Em retaliação, as forças norte-americanas levaram a cabo uma campanha de ataques aéreos contra alegadas bases do grupo terrorista no país, matando cinco dos seus membros, de acordo com o Observatório Sírio para os Direitos Humanos, com sede em Londres e que conta com uma vasta rede de colaboradores no país.

Desde então, as autoridades sírias realizaram também várias operações contra o Estado Islâmico e reclamaram, em 25 de dezembro, a morte de um importante líder terrorista na região de Damasco.

Em novembro, a Síria aderiu oficialmente à coligação contra o Estado Islâmico, liderada pelos Estados Unidos, durante uma visita do Presidente de transição, Ahmed al-Sharaa, a Washington.

Leia Também: Sírio preso nos Países Baixos por planear atentado no Natal

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2912347/siria-diz-ter-impedido-atentados-do-estado-islamico-no-ano-novo#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes