SIRESP falhou "pontualmente", mas estações móveis colmataram "problema"

  • 30/01/2026

"Nós tivemos pontualmente falhas na rede SIRESP" [Sistema Integrado de Redes de Emergência e Segurança de Portugal], reconheceu Mário Silvestre, numa conferência de imprensa na sede da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), em Carnaxide, Oeiras.

 

Segundo adiantou, o "trabalho muito próximo com a Siresp e a NOS" permitiu à Proteção Civil identificar os locais de maior dificuldade de comunicações e, através de estações móveis, "colmatar o problema".

"Obviamente que uma estação móvel não tem a mesma capacidade do que uma estação fixa", referiu o comandante nacional de emergência e proteção civil, ao salientar que "algumas delas foram arrancadas pela base" durante a passagem da depressão por Portugal continental.

Mário Silvestre realçou ainda que, na manhã a seguir à tempestade, no distrito de Leiria, um dos mais afetados, a única rede que funcionava era a do SIRESP, uma vez que todas as outras estavam em baixo.

"Todas as comunicações que temos feito com o distrito de Leiria e com os outros distritos mais afetados têm mantido uma base SIRESP constante", referiu Mário Silvestre, para quem "não tem sido por falta das comunicações entre os agentes" que a Proteção Civil que tem tido maiores dificuldades nas suas operações.

Na conferência de imprensa, adiantou ainda que todos os pedidos de geradores que chegaram ao comando nacional "estão supridos através dos diversos agentes de Proteção Civil" que têm estes meios, equipamentos que estão já a ser realocados, tendo em conta que várias zonas atingidas já recuperaram a energia elétrica da rede.

"Estamos a gerir as necessidades de acordo com a procura que nos chega diretamente dos diversos teatros de operações ou dos diversos locais com essas necessidades", afirmou.

A passagem da depressão Kristin por Portugal continental, na quarta-feira, deixou um rasto de destruição, causando pelo menos cinco mortos, segundo a Proteção Civil, vários feridos e desalojados. A Câmara da Marinha Grande contabiliza ainda uma outra vítima mortal no concelho.

Quedas de árvores e de estruturas, corte ou o condicionamento de estradas e serviços de transporte, em especial linhas ferroviárias, fecho de escolas e cortes de energia, água e comunicações foram as principais consequências materiais do temporal.

Leiria, por onde a depressão entrou no território, Coimbra e Santarém são os distritos que registam mais estragos.

O Governo decretou situação de calamidade entre as 00:00 de quarta-feira até às 23:59 de dia 01 de fevereiro para cerca de 60 municípios, número que pode aumentar.

Leia Também: Queixas acumulam-se, mas empresa que gere o SIRESP vai receber 26 milhões

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/pais/2929759/siresp-falhou-pontualmente-mas-estacoes-moveis-colmataram-problema#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes