Síndrome de Asperger. 8 ideias erradas que ainda persistem
- 18/02/2026
“A Síndrome de Asperger é uma condição psicológica do espectro autista caracterizada por dificuldades significativas na interação social e comunicação não-verbal.” É desta forma que o Instituto Nacional para a Reabilitação designa esta síndrome.
As causas ainda não são totalmente conhecidas e existem alguns pontos que acabam por gerar alguma confusão. Esta quarta-feira, 18 de fevereiro, assinala-se o Dia Internacional da Síndrome de Asperger. O dia faz referência à data de aniversário de Hans Asperger, o pediatra austríaco que lhe deu nome.
Síndrome de Asperger. Mitos desfeitos
Ao website Different Brains, o especialista Eric Endlich revelou esclareceu alguns dos mitos e ideias erradas que muitas vezes se associam a esta síndrome. Saiba tudo.
Mito 1- Pessoas com Síndrome de Asperger não têm sentido de humor
A explicação: “Na verdade, a Síndrome de Asperger permite que as pessoas vejam a vida de um ângulo diferente, o que pode ser propício ao humor.”
Leia Também: Bocejar provoca um fenómeno surpreendente no cérebro, diz estudo
Mito 2 - Pessoas com síndrome de Asperger são solitárias, têm dificuldade em fazer amigos ou em casar
A explicação: “Muitas pessoas com Síndrome de Asperger anseiam por relacionamentos. Existem grupos de apoio para parceiros de adultos autistas e para casais com esta condição Num estudo feito com adultos autistas, 43% dos entrevistados estavam casados.”
Mito 3 - Todos temos ‘um toque de’ Síndrome de Asperger
A explicação: “Esta afirmação banaliza uma diferença cerebral real. Pessoas com Síndrome de Asperger apresentam um extenso conjunto de características que as distinguem das pessoas neurotípicas, embora, às vezes, também tenhamos muito em comum.”
Mito 4- Pessoas com síndrome de Asperger não têm empatia
A explicação: “Podemos não saber sempre a resposta esperada em algumas situações sociais e, portanto, não conseguir expressar empatia, mas isso não significa que sejamos incapazes de sentir empatia. Na verdade, os novos estudos comprovam a existência de empatia em pessoas com autismo.
Mito 5 - A Síndrome de Asperger é uma condição masculina
A explicação: “Os homens são diagnosticados cerca de quatro vezes mais frequentemente do que as mulheres, mas é provável que muitas mulheres não sejam diagnosticadas devido à forma como se apresentam.”
Mito 6- A Síndrome de Asperger é diagnosticada na infância
A explicação: “Muitos adultos recebem o diagnóstico aos 50 ou 60 anos, ou nem sequer são diagnosticados. Num recente estudo, adultos autistas mais velhos receberam o diagnóstico após os 40 anos.”
Mito 7- A síndrome de Asperger pode tornar as pessoas violentas
A explicação: “Ser vítima de bullying ou rejeição pode ter levado a comportamentos violentos num pequeno número de pessoas, mas, como grupo, as pessoas com Asperger tendem a ser gentis e a respeitar as leis.”














