Sindicatos rejeitam proposta inicial do Montepio para aumento de 1,5%
- 10/12/2025
Em comunicado, Mais Sindicato, Sindicato dos Trabalhadores do Setor Financeiro de Portugal (SBN) e Sindicato Nacional dos Trabalhadores da Banca, Seguros e Tecnologias (SBC) referem que iniciaram as negociações para revisão do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) do Montepio ainda no mês passado.
Os três sindicatos reivindicam um aumento de 5,7% na tabela e cláusulas de expressão pecuniária, "à semelhança do que foi apresentado a todas as instituições de crédito subscritoras de convenções coletivas".
No entanto, referem que o grupo negociador do Montepio "não quer ir além de 1,5% de aumento salarial", um valor que consideraram "insignificante e logo rejeitado".
Além do aumento das remunerações, os sindicatos pediram ainda uma reunificação em tabela de trabalhadores no ativo e reformados, "considerando que atualmente nada justifica a manutenção de duas tabelas, pois os pressupostos que lhe deram origem já não se verificam".
Mais, SBN e SBC disseram ainda que o Montepio rejeitou as propostas na revisão do clausulado, argumentando "numas com o aumento de custos, noutras considerando matéria de gestão".
Leia Também: Montenegro reitera que meta dos 1.600€ para salário mínimo é realista













