Sindicatos de Lisboa marcham contra pacote laboral e antecipam greve geral

  • 03/12/2025

"É um programa que vai aprofundar a precariedade, o desemprego e a perpetuação dos baixos salários", afirmou à Lusa o coordenador da União dos Sindicatos de Lisboa (USL), João Coelho.

 

A concentração teve início, pelas 17h30, no Chiado, em Lisboa, e seguiu em direção à Praça D. João da Câmara, em frente à estação de comboios do Rossio.

Cerca de uma centena de manifestantes juntou-se à arruada, muitos vestidos de pai Natal ou de presente, gritando palavras de ordem comoh "salários de miséria, rendas a subir. O povo não aguenta, está na hora de agir" ou "o custo de vida aumenta, o povo não aguenta".

A USL garantiu que os trabalhadores "estão fartos de baixos salários, precariedade e de ser explorados", antecipando uma "grande greve geral" no dia 11 de dezembro.

João Coelho referiu ainda que a greve "não é, de todo, inoportuna", como foi classificada pela ministra do Trabalho, Maria do Rosário Palma Ramalho, e avisou que os trabalhadores estão motivados para continuar a luta.

Esta ação distrital quer ainda denunciar as "desigualdades e injustiças" sociais da Grande Lisboa.

De acordo com os sindicatos, esta região é a segunda mais desigual do país, atrás dos Açores, com 10% dos mais ricos a obterem rendimentos nove vezes superiores aos 10% mais pobres.

Presente na arruada, o secretário-geral da CGTP, Tiago Oliveira, antecipou também uma grande adesão à greve geral e sublinhou que os trabalhadores não estão cansados de greves, mas "da vida que lhes é imposta pelos baixos salários, precariedade e pela dificuldade em fazer face ao brutal aumento do custo de vida".

O sindicalista defendeu ser necessária uma política que rompa com a precariedade, a desregulação dos horários de trabalho, com um Serviço Nacional de Saúde "que não responde", com uma escola pública "atacada e degradada" e com a falta de resposta à valorização do trabalho das forças de segurança.

"É preciso romper com uma política diferente. Esta é uma política de continuação do 'ram-ram' do costume", rematou.

A CGTP e a UGT decidiram convocar uma greve geral para 11 de dezembro, em resposta ao anteprojeto de lei da reforma da legislação laboral, apresentado pelo Governo.

Após o anúncio da greve geral, o Ministério do Trabalho entregou à UGT uma nova proposta, com algumas alterações ao anteprojeto apresentado em julho, mas que a central sindical disse ser "muito pouco" para desconvocar a paralisação.

No documento, o Governo cede em matérias como a simplificação dos despedimentos em médias empresas ou a redução do número de horas de formação obrigatórias nas microempresas, abre a porta à reposição dos três dias de férias ligados à assiduidade abolidos na 'troika', entre outras, mas mantém algumas medidas bastante criticadas pelas centrais sindicais, como o regresso do banco de horas individual ou a revogação da norma que prevê restrições ao 'outsourcing' em caso de despedimento.

A ministra do Trabalho disse, esta terça-feira, esperar que os serviços mínimos sejam cumpridos na greve geral e afirmou que os grandes prejudicados com o protesto serão "os trabalhadores, famílias, crianças e quem precisa de ir a uma consulta".

A governante, que falava à agência Lusa no final da visita à empresa de confeções Twintex, no Fundão, reiterou que a paralisação é "particularmente gravosa" e "inoportuna" porque o Governo estava a negociar com os parceiros.

Leia Tambémh Greve geralh Esquerda critica "ofensiva" e direita fala em "extemporânea"

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/economia/2899001/sindicatos-de-lisboa-marcham-contra-pacote-laboral-e-antecipam-greve-geral#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes