Sindicato pede a fotojornalistas que recusem imposições do FC Porto

  • 14/01/2026

Num comunicado, o SJ disse que "considera inadmissível o documento que o F. C. Porto quer obrigar os fotojornalistas a assinar para poderem trabalhar nos eventos desportivos do clube, nomeadamente nos jogos no Estádio do Dragão".

 

A estrutura sindical lembrou que a "Carteira Profissional de Jornalista, cuja emissão enquadra os profissionais no cumprimento de quesitos éticos, deontológicos e legais, é suficiente para a atribuição de acreditações para eventos públicos", apontando que "é o único critério que o SJ pode aceitar para que seja garantido o acesso dos jornalistas".

O sindicato lembrou ainda que "os jornalistas já estão obrigados a cumprir a Lei de Imprensa e o Estatuto do Jornalista" e têm ainda "um Código Ético e Deontológico que é a base do exercício da profissão".

Não precisam, por isso, "que um clube ou outra instituição venha requerer, por escrito e assinado, esse compromisso".

Segundo o sindicato, o documento que o F. C. Porto propôs aos fotojornalistas tem alíneas "absolutamente inaceitáveis", por serem "limitadoras do exercício da profissão, por isso passíveis de violar a Lei de Imprensa, o que é crime segundo o quadro legal português", sendo outras "tão desnecessárias quanto difíceis de compreender, mas impossíveis de tolerar".

"O SJ quer acreditar que o F. C. Porto é um clube democrático, que, percebendo o erro que é exigir a assinatura deste documento, vai recuar nesta exigência e cumprir a lei, credenciando fotojornalistas com carteira profissional para os eventos que organiza, começando já hoje no encontro para a Taça de Portugal", destacou.

Pediu ainda aos fotojornalistas em serviço nos eventos do F. C. Porto que recusem "a assinatura do documento proposto" e não aceitem "trabalhar sem condições dignas e de segurança", apelando ainda a que as redações "apoiem os fotojornalistas e recusem publicar fotos que não sejam feitas por pessoas legalmente habilitadas para o exercício da profissão".

Ainda assim, disse, o SJ partilha, "apesar de discordar do documento proposto, as preocupações do F. C. Porto quanto ao uso indevido do material fotográfico obtido nos jogos", acrescentando que há anos que o sindicato "se bate para que apenas sejam atribuídas acreditações a jornalistas com carteira profissional, seja em eventos desportivos, culturais ou outros".

"Se o F. C. Porto pretende fazer impedir ou limitar a entrada de pessoas que fazem usos indevidos de fotos tiradas no âmbito de um evento de interesse público, tem solução fácil: dá acesso apenas a fotojornalistas com carteira profissional", rematou.

Leia Também: FC Porto-Benfica é "de risco elevado". Eis a ação de policiamento da PSP

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/pais/2919411/sindicato-pede-a-fotojornalistas-que-recusem-imposicoes-do-fc-porto#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes