Sindicato dos Jornalistas preocupado com distribuição de jornais

  • 04/12/2025

"A medida anunciada, que entrará em vigor já no início de 2026, terá um impacto imediato no acesso à informação de várias regiões, especificamente no interior raiano", destacou o SJ, indicando que esta decisão "não afeta apenas o acesso à informação por parte da população, mas também compromete gravemente a estabilidade e os direitos dos jornalistas que trabalham no setor".

 

A administração da Vasp confirmou hoje que está a avaliar a necessidade de fazer ajustamentos na distribuição diária de jornais, no dia em que o Correio da Manhã noticiou que há "oito distritos em risco de ficarem sem jornais a partir de janeiro".

Em comunicado, a Vasp refere que "atravessa, neste momento, uma situação financeira particularmente exigente, resultante da continuada quebra das vendas de imprensa e do aumento significativo dos custos operacionais, que colocam sob forte pressão a sustentabilidade da atual cobertura de distribuição de imprensa diária", no dia em que o Correio da Manhã noticiou que há "oito distritos em risco de ficarem sem jornais a partir de janeiro".

O sindicato acredita que a possível "suspensão da distribuição afetará principalmente distritos do interior e zonas rurais do país, onde o acesso à imprensa escrita já é limitado", acrescentando que "a decisão de interromper a distribuição nestas áreas criará uma situação em que muitos leitores ficarão sem acesso regular a jornais e outras publicações jornalísticas", o que, segundo o SJ, agrava "uma situação que já é desigual e deficitária quanto ao acesso à informação".

O sindicato alertou ainda que a possível "interrupção da distribuição pode resultar numa diminuição significativa do volume de trabalho disponível para os jornalistas destas áreas, o que diminuirá o interesse por estas zonas e promoverá o aumento das áreas afetadas pelos 'desertos de notícias'".

A estrutura lembrou que "muitos jornalistas, em particular os que cobrem assuntos locais e regionais, dependem da circulação de jornais impressos para sustentar a sua atividade e garantir a continuidade das suas funções de forma independente".

"A falta de distribuição afetará diretamente a qualidade do jornalismo realizado, uma vez que muitas redações em regiões mais afastadas já operam em condições de grande precariedade", alertou.

Para os jornalistas, a alteração representará "um aumento da insegurança laboral, com a ameaça de despedimentos e a instabilidade de contratos, já que a diminuição de circulação afeta as receitas das empresas de media, prejudicando diretamente os salários e as condições de trabalho", podendo ainda "agravar a já frágil situação dos jornalistas freelancers, que dependem da distribuição regular para garantir contratos e trabalho contínuo".

O SJ lembrou ainda que "o direito à informação está garantido pela Constituição da República Portuguesa, nomeadamente no seu Artigo 37.º, que assegura o direito à liberdade de expressão e informação".

O ministro da Presidência afirmou hoje que qualquer solução pública que ajude a assegurar a distribuição de imprensa no território nacional implicará sempre "mecanismos concorrenciais" e não passar cheques a uma empresa em concreto.

Na conferência de imprensa no final da reunião do Conselho de Ministros, o ministro da Presidência, António Leitão Amaro, foi questionado sobre os problemas financeiros que a Vasp enfrenta, no dia em que a empresa que garante a distribuição de jornais e revistas no país admitiu a possibilidade de fazer ajustamentos em oito distritos -- Beja, Évora, Portalegre, Castelo Branco, Guarda, Viseu, Vila Real e Bragança.

Leia Também: API preocupada com possibilidade de Vasp cessar distribuição de jornais

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/pais/2899626/sindicato-dos-jornalistas-preocupado-com-distribuicao-de-jornais#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes