Sindicato da PSP acusa Governo: "Ou fizeram de conta ou não leram"

  • 10/02/2026

"Das duas, uma: ou fizeram de conta, ou não ouviram nem leram. Na atual portaria não consta uma tabela única [...], não consta o aumento proposto nos valores a processar e não constam as limitações à carga horária, entre outras propostas já endereçadas há muito a este Governo e aos anteriores", afirma, em comunicado, a ASPP/PSP.

 

A associação presidida por Paulo Santos condena, por isso, "a manipulação com meias-verdades e falsas auscultações", ainda que admita que a matéria não é prioritária para a ASPP/PSP.

O valor pago aos polícias por serviços prestados a entidades públicas e privadas fora do horário do trabalho vai aumentar para entre 36,46 e 85,96 euros por quatro horas, segundo uma portaria dos ministérios da Administração Interna e das Finanças hoje publicada em Diário da República.

O diploma, que entra em vigor dentro de 15 dias, altera quer a tabela geral quer a referente a competições desportivas de natureza não profissional, mantendo-se o pagamento de valores distintos consoante o dia e horário do serviço prestado e categoria profissional dos elementos da GNR e da PSP.

Atualmente, a remuneração varia entre 26,50 euros e 62,50 euros por cada quatro horas de serviços remunerados, também conhecidos por gratificados.

Na portaria, o Governo refere que "foram ouvidas as associações socioprofissionais da GNR e as associações sindicais da PSP".

No final de 2025, a ASPP/PSP, o maior sindicato desta força policial, abandonou as negociações com o Governo, por entender que este não está a cumprir com o acordo assinado em julho de 2024.

"A ASPP abandona as negociações porque a proposta apresentada não vai ao encontro daquilo que esperaríamos em relação às tabelas remuneratórias, suplementos e portaria de avaliação", disse à Lusa, em 28 de novembro, Paulo Santos, no final de uma reunião com a ministra da Administração Interna, Maria Lúcia Amaral.

Estes três dossiês continuam a ser considerados prioritários pela associação sindical.

Leia Também: PSP realiza até domingo fiscalização de tacógrafos de veículos pesados

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/pais/2936881/sindicato-da-psp-acusa-governo-ou-fizeram-de-conta-ou-nao-leram#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes