"Short Summer" de Nastia Korkia vence Grande Prémio do Porto/Post/Doc

  • 29/11/2025

"O júri da competição internacional decidiu atribuir o Grande Prémio Vicente Pinto Abreu a um filme que convoca a poesia, o simbolismo e a magia na construção de uma infância que transcende a materialidade da imagem e dos elementos", pode ler-se na decisão, hoje conhecida.

 

Este filme, que se estreou no Festival de Cinema de Veneza, onde recebeu o galardão para melhor primeira obra, "surpreende e comove, ao mesmo tempo que incute terror", numa zona marcada pela guerra.

O júri realçou ainda "a qualidade da seleção", tendo ainda assim escolhido "Short Summer" por unanimidade, sendo que o filme mereceu também o galardão do público jovem, atribuído por estudantes.

A cineasta russa, filha de uma realizadora de documentários e de um poeta, estreou-se em longas com "Short Summer", que também foi premiado na competição para novos realizadores do festival de Chicago.

O júri do Grande Prémio Vicente Pinto Abreu foi composto pela realizadora sueca Anna Eborn, a realizadora e produtora Filipa Reis e pelo realizador, jornalista e programador Frédéric Maire.

Na competição Cinema Falado, para obras nacionais e faladas em português, o júri premiou "A Última Colheita", obra do cabo-verdiano Nuno Boaventura Miranda.

"Na comunidade cabo-verdiana de Lisboa, Gabriel, um rapaz de 13 anos assombrado pelas lembranças difusas do pai, encontra refúgio nos jardins escondidos da cidade. A mãe, Isabel, esforça-se por criá-lo sozinha enquanto trabalha em turnos noturnos, e Firmino, um agricultor idoso, chora a perda do seu milheiral", pode ler-se na sinopse da obra.

Noutras categorias, o prémio Human Rights in Motion, para filmes ligados "aos valores dos direitos humanos, liberdade e democracia", recaiu sobre "Rule of Stone", de Danae Elon, que retrata o poder da arquitetura moderna na construção da cidade de Jerusalém.

"Just Sea", de Franziska von Stenglin, triunfou na competição internacional de médias e curtas-metragens, enquanto Catarina Alves Costa viu "Orlando Pantera", documentário sobre o músico cabo-verdiano com o mesmo nome, receber o prémio do público da secção Transmission, ligada à música.

O Prémio Cinema Novo, para estudantes e estreantes, foi para "Num Sopro", de Catarina Couto Gonçalves, realizadora que também recebeu o Prémio MAD, para melhor cineasta desta secção.

Leia Também: Morreu Tom Stoppard. Dramaturgo britânico tinha 88 anos

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/cultura/2896998/short-summer-de-nastia-korkia-vence-grande-premio-do-portopostdoc#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes