Setúbal registou 850 ocorrências e tem 200 árvores em risco de cair

  • 06/02/2026

 "No troço da Estrada Nacional (EN)10-4 entre a Restinguinha e a Gávea caíram ou estão em vias de cair mais de 200 árvores", lê-se numa nota de imprensa divulgada hoje pela autarquia sadina, que prevê o encerramento daquela via durante um período de três semanas.

 

 De acordo com a informação transmitida pelo município, na EN 379-1, que passa pela antiga 7ª Bateria de Costa do Outão e pela zona das antenas instaladas no alto da serra da Arrábida, a circulação automóvel também está condicionada devido à queda de pedras e ao deslizamento de terras, estando a remoção a cargo da empresa pública Infraestruturas de Portugal.

 Devido às restrições à circulação automóvel na serra da Arrábida, o acesso ao Hospital do Outão está a ser feito pela EN 10, a partir da Aldeia Grande.

Segundo a autarquia, o risco de queda de um muro obrigou também à "interdição da circulação pedonal nas Escadinhas do Castelo, que ligam a Avenida Luísa Todi às ruas do Mal Cozinhado e do Castelo".

Na nota, a Câmara de Setúbal salienta que os bombeiros têm estado a cortar as árvores de grande porte, com recurso a diversos equipamentos, incluindo uma autoescada, e que as equipas operacionais da autarquia continuam a intervir para responder a situações resultantes da intempérie.

A Câmara de Setúbal garante que muitas das 850 ocorrências registadas desde 28 de janeiro já foram resolvidas, mas adverte para o agravamento das condições meteorológicas previsto para sábado e apela à população para que adote comportamentos de autoproteção e siga as recomendações das autoridades locais.

 O Serviço Municipal de Proteção Civil e Bombeiros de Setúbal recomenda à população que adote medidas de precaução face à possibilidade de inundações nas zonas urbanas nas próximas horas e que evite o estacionamento de viaturas em zonas de inundações rápidas e temporárias.

 Treze pessoas morreram em Portugal desde a semana passada na sequência da passagem das depressões Kristin e Leonardo, que provocaram também muitas centenas de feridos e desalojados.

A destruição total ou parcial de casas, empresas e equipamentos, a queda de árvores e de estruturas, o fecho de estradas, escolas e serviços de transporte, e o corte de energia, água e comunicações são as principais consequências materiais do temporal.

As regiões Centro, Lisboa e Vale do Tejo e Alentejo são as mais afetadas.

O Governo prolongou a situação de calamidade até dia 15 para 68 concelhos, que irão beneficiar de medidas de apoio até 2,5 mil milhões de euros.

A situação de calamidade em Portugal continental foi inicialmente decretada entre 28 de janeiro e 01 de fevereiro para cerca de 60 municípios, tendo depois sido estendida até ao dia 08 para 68 concelhos, voltando a ser prolongada até 15 de fevereiro.

Leia Também: Cerca de 1.100 pessoas deslocadas sobretudo na Lezíria do Tejo e no Algarve

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/pais/2934763/setubal-registou-850-ocorrencias-e-tem-200-arvores-em-risco-de-cair#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes