Setúbal adia reparações de estradas programadas e prioriza casos urgentes

  • 30/01/2026

"O mau tempo tem impedido a Câmara Municipal de Setúbal de realizar a manutenção programada das vias de circulação de forma rotativa nas cinco freguesias do concelho, sendo dada prioridade à reparação de situações urgentes que colocam em causa a segurança viária", justifica a autarquia sadina em comunicado.

 

Na nota, o município refere que a chuva forte tem impedido o recurso "a massas asfálticas quentes, quer na pavimentação, quer na tapagem de buracos", estando a ser utilizado, em alternativa, "um granulado que é colocado a frio, nas situações que apresentam maior perigo para a circulação viária em todas as freguesias do concelho".

Ainda segundo a Câmara de Setúbal, a chuva tem sido responsável pelo surgimento de novas situações que não estavam registadas, obrigando as equipas municipais a redobrar esforços para dar resposta aos casos mais urgentes.

"Além dos buracos nas ruas, também têm acontecido impedimentos à circulação viária em virtude do deslizamento de taludes, do abatimento de muros, da queda de árvores e da obstrução de passagens hidráulicas, o que implica um trabalho acrescido para as equipas quanto a mão-de-obra, equipamentos mecânicos e utilização de materiais", lê-se no comunicado.

A Câmara de Setúbal garante, no entanto, que as manutenções normais e programadas, bem como as pavimentações, serão retomadas logo que se verifique uma melhoria das condições climatéricas.

A passagem da depressão Kristin por Portugal continental, na quarta-feira, deixou um rasto de destruição, causando pelo menos cinco mortos, segundo a Proteção Civil, vários feridos e desalojados. A Câmara da Marinha Grande contabiliza ainda uma outra vítima mortal no concelho.

Quedas de árvores e de estruturas, corte ou o condicionamento de estradas e serviços de transporte, em especial linhas ferroviárias, fecho de escolas e cortes de energia, água e comunicações foram as principais consequências materiais do temporal.

Leiria, por onde a depressão entrou no território, Coimbra e Santarém são os distritos que registam mais estragos.

O Governo decretou situação de calamidade entre as 00:00 de quarta-feira até às 23:59 de dia 01 de fevereiro para cerca de 60 municípios, número que pode aumentar.

Leia Também: IPMA diz que semana será "muito chuvosa", sobretudo no Norte e Centro

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/pais/2929633/setubal-adia-reparacoes-de-estradas-programadas-e-prioriza-casos-urgentes#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes