Setor dos resíduos está a aderir em massa à greve geral

  • 10/12/2025

Cristina Torres, presidente do Sindicato Nacional dos Trabalhadores da Administração Local e Regional (STAL), indicou à Lusa, pelas 22:15, que tinha já registo de adesão de 100% no início do turno do setor da recolha de resíduos em localidades como Évora, Setúbal e Amadora (Lisboa), enquanto o Funchal, na Madeira, registava boa adesão.

 

"Tudo indica que a adesão vai ser muito forte. Tenho a certeza que vai ser um grande dia de luta", referiu, em declarações por telefone desde o piquete de greve do STAL na Amadora, depois de ter marcado presença em Sintra (Lisboa), onde os trabalhadores estavam "unidos para iniciar a greve".

"O Governo, se ouvir os trabalhadores, o que tem a fazer é recuar com as intenções das alterações à legislação laboral", realçou Cristina Torres.

A sindicalista salientou ainda o "resultado muito positivo" que a greve geral já alcançou, ao "trazer para a discussão pública as verdadeiras intenções, o que está inscrito nas intenções da proposta do Governo".

"Os trabalhadores passaram a compreender melhor o que está em causa e compreendendo não querem [as alterações à legislação laboral]. A vida de trabalho já é tão dura e tão difícil que não precisamos de mais medidas que dificultem mais a vida, precisamos é de melhorar os salários, os horários, as condições de trabalho e a dignidade de quem trabalha", acrescentou.

Cristina Torres já tinha antecipado à Lusa, na terça-feira, que os setores mais afetados por esta paralisação seriam os da recolha de resíduos, escolas, transportes da responsabilidade das autarquias e diversos equipamentos municipais, como piscinas, museus, pavilhões desportivos e bibliotecas.

Também ouvido pela Lusa na terça-feira, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores do Município de Lisboa (STML), Nuno Almeida, destacou a importância desta greve para "travar o pacote laboral do Governo", antecipando que o setor mais afetado pela paralisação será a higiene urbana.

Nuno Almeida previu também um "forte impacto" nas escolas, sobretudo nos jardins-de-infância assegurados pela autarquia e pelas juntas de freguesia, e apontou para o possível encerramento de equipamentos culturais, perturbações nos postos de atendimento e falhas em serviços das empresas municipais.

No entanto, o presidente do STML ressalvou que os serviços mínimos serão garantidos em setores essenciais como higiene urbana, cemitérios, saneamento e proteção civil, nomeadamente pelo Regimento de Sapadores Bombeiros.

A greve geral de 11 de dezembro foi convocada pela CGTP e pela UGT contra a proposta de revisão do Código do Trabalho e será a primeira paralisação conjunta das duas centrais desde junho de 2013, quando Portugal estava sob intervenção da 'troika'.

Leia Também: Greve domina debate e só Ucrânia separa Catarina Martins e António Filipe

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/economia/2902690/setor-dos-residuos-esta-a-aderir-em-massa-a-greve-geral#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes