Setor da Defesa tem 81 novas empresas e está a "crescer rapidamente"

  • 07/02/2026

Em entrevista à agência Lusa, Ricardo Pinheiro Alves, presidente da 'holding' estatal que gere as participações públicas nas empresas do setor da Defesa, adiantou que o universo de entidades já ascende a 440, com 81 novas empresas registadas só no ano passado.

 

"Estas empresas que entraram são de setores diferentes. Aliás, os dados falam em 45 setores de atividade", acrescentou o responsável, referindo-se a informações divulgadas recentemente pela idD que apontam que este universo está a "crescer rapidamente".

De acordo com um levantamento feito pela idD, o volume de negócios anual destas empresas ronda os 8,68 mil milhões de euros em vendas somadas, sendo que 3,47 mil ME referem-se a vendas para fins de Defesa, e os restantes 5,20 mil ME a vendas para fins civis -- uma vez que estas empresas produzem materiais que podem ter um duplo uso.

A grande maioria das empresas (60%) dedica-se à área dos serviços, com 26% no setor da indústria, 10% em "investigação e desenvolvimento" e 4% na área da formação. Predominam as micro e pequenas empresas (62,3%), seguindo-se as médias (25,3%) e, por fim, as de grande dimensão (12,3%).

Ricardo Pinheiro Alves realçou que existem várias empresas que fornecem o setor automóvel (como a metalomecânica ou a indústria dos moldes) que estão a começar a explorar alternativas de mercado na Defesa.

"Como o setor automóvel está a atravessar alguma crise, estas empresas estão a procurar uma alternativa, e essa alternativa pode ser na Defesa. Continuam a ser fornecedoras do setor automóvel, mas estão a tentar diversificar a sua base de clientes", explicou.

O ambiente é propício a investimentos na área de Defesa: desde o início do conflito na Ucrânia, com a invasão pela Federação Russa, que os países da NATO e da União Europeia têm aumentado significativamente os seus gastos no setor.

No âmbito da Aliança Atlântica, a meta dos 2% do PIB (Produto Interno Bruto) subiu para 5% até 2035, com uma revisão intercalar em 2029, e na União Europeia, Portugal candidatou-se ao Instrumento de Ação para a Segurança da Europa (SAFE) com um plano de 5,8 mil milhões de euros para reequipar as suas Forças Armadas (empréstimos a preços favoráveis que têm que ser executados até 2030).

Ricardo Pinheiro Alves antecipa que este ano o número de empresas ligadas ao setor continue a aumentar, mas não só.

"O que eu antecipo para este ano é que não só que o número de empresas continue a subir, como a criação de novas empresas, por via do investimento estrangeiro, venha criar também novo emprego e emprego qualificado. Porque o emprego que está associado ao investimento estrangeiro habitualmente é emprego mais qualificado, ganha melhores salários e é mais produtivo", antecipou.

Dados da idD referentes a 2023 indicam um total de 45.947 postos de trabalho associados a este setor, (número que atualmente se estima que seja mais elevado), com um salário médio de 2.038 euros, "mais do dobro do que é praticado para o conjunto das empresas nacionais".

Quanto às exportações do setor, os dados mais atualizados recolhidos pela idD apontam para uma duplicação entre 2012 e 2024, com Ricardo Pinheiro Alves a salientar que muitas destas empresas vendem "mais de 80% da sua produção" para o estrangeiro.

Há dois anos, o peso da economia de Defesa nas exportações nacionais era de 2,3%, o equivalente a cerca de três mil milhões de euros.

Quanto ao peso do setor no PIB nacional, o responsável afirmou que esse valor ainda não está disponível uma vez que a idD aguarda as contas fechadas de várias empresas.

Em março do ano passado, o ministro da Defesa Nacional, Nuno Melo, afirmou que estas indústrias já representavam 1,6% do PIB.

Leia Também: Bombeiros e Exército estendem transportes da Ereira até Montemor-o-Velho

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/pais/2934950/setor-da-defesa-tem-81-novas-empresas-e-esta-a-crescer-rapidamente#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes