Sete pessoas retiradas de casa por risco de inundações em Torres Vedras

  • 04/02/2026

"Estamos a alojar sete pessoas de Dois Portos no Centro Pastoral do Turcifal. Começam a chegar pedidos, há riscos elevados de inundação em vários pontos do concelho", afirmou à agência Lusa Diogo Guia, vereador da Câmara de Torres Vedras, no distrito de Lisboa.

 

Segundo o autarca, estão a ser preparados pavilhões, instalações de associações e entidades de solidariedade social na cidade e em várias freguesias do concelho para acolher eventuais desalojados ou pessoas retiradas temporariamente de casa.

O pavilhão da Escola São Gonçalo, na cidade, tem capacidade para 30 camas, o Centro Pastoral do Turcifal para 45 e as restantes associações das várias freguesias capacidade para outras 60.

Com a subida do caudal dos rios Sizandro e Alcabrichel a coincidir com a maré cheia a partir das 16:00, estão previstas inundações.

Nesse sentido, o município emitiu um aviso à população para a "adoção imediata de medidas preventivas", como a antecipação do regresso a casa e a permanência em locais seguros, cancelamento de todas as atividades desportivas, recreativas e ao ar livre, redução ao mínimo indispensável das deslocações e que se evite atravessar zonas ribeirinhas, áreas inundáveis e locais com risco de deslizamento de terras.

Dadas as previsões de precipitação persistente para as próximas horas, o autarca adiantou que todos os estabelecimentos de ensino vão estar encerrados na quinta-feira.

Entre as principais vias cortadas no concelho estão as estradas nacionais 9 - entre Torres Vedras e a freguesia da Ponte do Rol- e a 248, que liga Torres Vedras ao concelho de Sobral de Monte Agraço, em Dois Portos, devido à queda de um muro e consequente aluimento de terras.

Entretanto, devido a uma "avaria persistente e de difícil resolução nos sistemas de abastecimento", os Serviços Municipalizados de Água e Saneamento interromperam o fornecimento de água nas freguesias de A-dos-Cunhados, Maceira, Silveira e Ponte do Rol e ainda nas localidades de Casais de Santo António e Folgorosa (Maxial e Monte Redondo), Coutada, Casal do Arneiro e Mosqueiro (São Pedro da Cadeira) e Fonte Grada, Ribeira de Pedrulhos e Casal da Broeira (Santa Maria, São Pedro e Matacães), afetando 13.091 clientes.

Também em declarações à Lusa, o presidente da Câmara de Alenquer, João Nicolau, adiantou que a Proteção Civil e os comerciantes estão a "pôr sacos de areia junto aos estabelecimentos" da baixa da vila e a retirar os bens, por se prever que o rio galgue as margens.

Ainda segundo o autarca, por precaução os utentes do centro de dia da Santa Casa da Misericórdia de Alenquer foram retirados, dada a proximidade das instalações ao rio, e as escolas do concelho vão estar encerradas na quinta-feira.

Já na Lourinhã, devido ao risco de transbordo do rio Grande nas zonas urbanas, sobretudo na sede de concelho, a Proteção Civil também tem colocado sacos de areia junto às portas de estabelecimentos comerciais e de habitações e a pedir à população para retirar veículos de zonas inundáveis, segundo relatou à Lusa o vice-presidente do município, António Gomes.

Os três municípios têm ativado o plano municipal de emergência dadas as condições climatéricas adversas.

Portugal continental está agora ser afetado pela depressão Leonardo, prevendo-se até sábado chuva persistente e por vezes forte, queda de neve, vento e agitação marítima forte, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera.

Dez pessoas morreram desde a semana passada na sequência do mau tempo. A Proteção Civil contabilizou cinco mortes diretamente associadas à passagem da depressão Kristin e a Câmara da Marinha Grande anunciou uma outra vítima mortal, a que se somaram depois quatro óbitos registados por quedas de telhados (durante reparações) ou intoxicação com origem num gerador.

A destruição total ou parcial de casas, empresas e equipamentos, quedas de árvores e de estruturas, cortes ou condicionamentos de estradas e serviços de transporte, em especial linhas ferroviárias, o fecho de escolas e cortes de energia, água e comunicações são as principais consequências materiais do temporal, que provocou algumas centenas de feridos e desalojados.

Leiria, Coimbra e Santarém são os distritos com mais estragos.

O Governo decretou situação de calamidade até domingo para 68 concelhos e anunciou um pacote de medidas de apoio até 2,5 mil milhões de euros.

Leia Também: Lajes das Flores encerra vias rodoviárias na orla costeira na fajã Grande

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/pais/2932856/sete-pessoas-retiradas-de-casa-por-risco-de-inundacoes-em-torres-vedras#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes