Sete pessoas deslocadas devido a deslizamento de terras em Ponte da Barca
- 10/02/2026
Segundo fonte do Comando Sub-regional do Alto Minho, as sete pessoas a deslocar são residentes na casa afetada e numa outra nas proximidades.
A mesma fonte acrescentou que poderá aumentar o número de pessoas deslocadas uma vez que hoje estão a ocorrer várias derrocadas.
No local, as autoridades estão a avaliar a situação para a retirada de mais pessoas das suas habitações.
O deslizamento de terras, que ocorreu às 11:01, atingiu ainda um veículo ligeiro.
No local, pelas 13:30, encontravam-se 39 operacionais e 14 viaturas dos Bombeiros Voluntários de Ponte da Barca, serviço municipal de proteção civil, GNR e a Unidade de Emergência de Proteção e Socorro (UEPS) da GNR.
Quinze pessoas morreram em Portugal desde 28 de janeiro na sequência da passagem das depressões Kristin, Leonardo e Marta, que provocaram também muitas centenas de feridos e desalojados.
A destruição total ou parcial de casas, empresas e equipamentos, a queda de árvores e de estruturas, o fecho de estradas, escolas e serviços de transporte, e o corte de energia, água e comunicações, inundações e cheias são as principais consequências materiais do temporal.
As regiões Centro, Lisboa e Vale do Tejo e Alentejo são as mais afetadas.
O Governo prolongou a situação de calamidade até dia 15 para 68 concelhos e anunciou medidas de apoio até 2,5 mil milhões de euros.
Leia Também: Descargas da barragem de Touvedo inundam Ponte de Lima e Ponte da Barca













