Sete hábitos (inofensivos) que aumentam os seus nÃveis de colesterol
- 14/11/2025
Os seus nÃveis de colesterol podem estar mais elevados sem saber bem os motivos. A verdade é que existem alguns hábitos diários que podem estar a fazer com que tal aconteça. São ações simples no dia a dia, relacionadas com a alimentação, que acabam por ter esta consequência no organismo.
A dietista Vidhi Chawla revelou ao website Health Shots os erros que está a cometer e que estão a fazer com que os nÃveis de colesterol sejam mais elevados. "Hábitos diários, desde a quantidade de azeite que usa até a frequência com que frita alimentos ou deixa de consumir fibras, podem contribuir silenciosamente para o colesterol alto", começa por dizer a especialista.
Os maus hábitos que levam ao aumento do colesterol
Conheça os hábitos que, sem se aperceber, podem fazer com que os nÃveis de colesterol estejam a aumentar. Saiba tudo.
1- Usar azeite ou manteiga em excesso
"Um fio de azeite pode parecer inofensivo, mas é fácil exagerar. Embora as gorduras saudáveis, como o azeite, sejam benéficas com moderação, o uso excessivo pode levar a uma maior ingestão de calorias e, com o tempo, aumentar os nÃveis de colesterol."
2- Comer alimentos fritos com frequência
"Fritar não só aumenta o teor de gordura dos alimentos, como também produz gorduras trans, um tipo de gordura fortemente associada a doenças cardÃacas. Existem alternativas mais saudáveis que preservam o sabor e sem excesso de gordura."
3- Ignorar alimentos ricos em fibra
"Fibras não só mantêm o intestino saudável, como também desempenham um papel significativo na redução do colesterol."
4- Uso excessivo de sal
"O consumo excessivo de sal e açúcar pode desregular o metabolismo. A alta ingestão de sal está associada à hipertensão, que agrava a saúde do coração. Deve ler os rótulos com atenção e optar por versões sem açúcar ou com baixo teor de sódio sempre que possÃvel."
5- Guardar sobras de gorduras não saudáveis
"Quando os alimentos ficam frios, a gordura solidifica, e reutilizá-la repetidamente só piora a sua qualidade."
Leia Também: Este é o pior queijo para quem tem colesterol elevado, segundo dietistas
6- Não controlar as porções
"Mesmo alimentos saudáveis ​​podem aumentar o colesterol se forem consumidos em excesso. Muitas pessoas subestimam o tamanho das porções, principalmente quando se trata de refeições caseiras. Porções grandes levam a uma maior ingestão de calorias."
7- Usar molhos e temperos de compra
"Aquelas garrafas coloridas de molhos e temperos prontos podem parecer convenientes. No entanto, muitas vezes estão carregadas de gorduras não saudáveis, sal e açúcares adicionados, uma combinação que pode aumentar silenciosamente os seus nÃveis de colesterol ao longo do tempo."
Colesterol elevado. Três sintomas 'silenciosos' que pode estar a ignorar
O ‘website’ HealthShots falou com o cardiologista Swarup Swaraj para perceber alguns dos sinais de colesterol elevado que não devem ser ignorados. São vários os problemas de saúde que pode vir a ter devido a este problema.
"São silenciosos e fáceis de ignorar, mas podem ser os sinais que o corpo lhe está a dar. Assim, estar atento aos sintomas de colesterol alto e agir de forma precoce pode fazer toda a diferença, não apenas para a saúde do coração, mas para o seu bem-estar geral", revela o especialista.
Um dos sinais de colesterol alto vê-se nos olhos
Se apresentar pequenos pontos amarelos nas pálpebras e nas articulações o melhor é ter algum cuidado. "Pequenos depósitos de colesterol sob a pele, embora não sejam perigosos por si só, podem ser um sinal de que o corpo está a lutar contra nÃveis elevados de colesterol." Se tiver este sintoma, o melhor é verificar os nÃveis de colesterol.
Cansaço pode indicar colesterol alto
"Se está constantemente exausto, mesmo depois de uma boa noite de sono, pode ser mais do que apenas stress ou uma agenda cheia. Fadiga incomum e persistente à s vezes pode ser um sintoma sutil de colesterol alto. Quando o colesterol se acumula nas artérias, acaba por dificultar o fluxo sanguÃneo."
Cita mesmo um estudo publicado no Journal of Psychosomatic Research que revelou uma associação entre a redução do fluxo, as artérias obstruÃdas e o cansaço. "Se se sente cansado todos os dias, talvez seja melhor verificar o que está a acontecer e verificar os nÃveis de colesterol."
Atenção à dor no peito, pode ser sinal de colesterol algo
"Se já sentiu aperto, pressão ou um leve desconforto no peito durante uma caminhada rápida ou ao subir escadas, não ignore. Esta sensação é conhecida como angina, que pode ser um sinal precoce de que o coração não está receber sangue rico em oxigénio suficiente, geralmente devido a artérias estreitas ou obstruÃdas."
Revela ainda que é importante estar atento a este sintoma uma vez que poderá agir e forma precose e até prevenir um ataque cardÃaco. "Se os sinais lhe parecerem familiares, especialmente se tem histórico familiar de doença cardÃaca, não espere, converse com seu médico e verifique os nÃveis de colesterol."
Leia Também: Medicamento promissor reduz colesterol 'mau' em quase 50%













