Sete coisas que precisa de saber antes de comprar uma air fryer
- 02/12/2025
Está a pensar comprar uma air fryer este Natal? Atenção que existem alguns pontos que deve ter em conta antes de tomar tal decisão. Antes de comprar uma air fryer convém saber que poderá ocupar algum espaço na cozinha e que nem todos os alimentos ficam bem cozinhados no interior.
O website Tom’s Guide revelou algumas das coisas que tem de saber antes de comprar uma air fryer lá para casa. Se já estava com a decisão tomada ou tinha alguma dúvida, esclareça tudo antes de avançar.
1- Podem ocupar muito espaço na cozinha
A verdade é que alguns modelos até parecem compactos, mas depois de os retirar da caixa percebe o real espaço que vão ocupar na sua cozinha. Saiba que não as deve ter ligadas junto a paredes e até debaixo de armários. Veja bem o espaço que tem na cozinha para perceber se vale a pena fazer este investimento.
2- Nem todos os alimentos ficam bem no interior de uma air fryer
Alimentos moles e algo líquidos podem não ficar bem no interior da air fryer. Deverá preferir alimentos que ficam bem com o calor seco e baixas e circulação de ar, como congelados, panados e vegetais.
Leia Também: Castanhas assadas fáceis de descascar: Aprenda a fazê-las na 'air fryer'
3- Nem sempre é preciso pré-aquecer
Na grande maioria dos alimentos, este é um passo que poderá deixar de lado. Adicionar o tempo indicado poderá ser suficiente.
4- Encher demasiado pode ser um problema
Como é um equipamento que funciona com a circulação de ar, ao encher em demasia poderá fazer com que o ar não circule da melhor forma. Assim, irá acabar por não cozinhar os alimentos da melhor forma.
5- Pode evitar a formação de gordura
Usar papel vegetal e tapetes de silicone, por exemplo, pode fazer com que a gordura fique retida e não suje todo o equipamento. Deverá limpar a saída de ar e a resistência com alguma frequência.
6- Atenção às forma de silicone que compra
Algumas mais baratas podem não ser as mais indicadas e aumentar o risco de aquecerem em demasia. A sugestão é que que invista em formas de qualidade e use formas de papel que sejam próprias.
7- É possível voltar a ter um revestimento antiaderente
Existe uma forma de voltar a ter o revestimento antiaderente na sua air fryer. Em primeiro lugar, deverá fazer uma pasta com bicarbonato de sódio e água. Deixe atuar durante 15 a 30 minutos. Passado esse tempo, esfregue com uma esponja macia. Unte com um azeite ou óleo e ligue a fritadeira ao longo de cinco a 10 minutos. Desligue e deixe arrefecer. Por fim, remova o excesso de gordura.
Quatro coisas que nunca deve cozinhar na air fryer
A verdade é que nem todo o tipo de alimentos cozinha da melhor forma na air fryer. Assim, convém saber o que não deve cozinhar com este equipamento. Sarah Hill tem um blogue de receitas e deixou algumas dicas ao website Health.
1- Alimentos panados húmidos
"Sem óleo para que fiquem rijos, como na fritura, o revestimento tende a escorrer antes de ficar crocante e pode permanecer úmido mesmo depois que a proteína estiver cozida", começou por dizer a criadora de conteúdos. Esta massa acaba por escorrer no cesto e não fazer o efeito desejado. Assim, deverá apostar noutro tipo de panados.
2- Queijos moles e sem capa
Acaba por acontecer o mesmo se usar uma massa líquida. O queijo vai acabar por espalhar-se e não cozinhar como desejaria.
3- Vegetais com folhas verdes
Existem vegetais que podem ser boas escolhas para a 'air fryer', como batatas, brócolos, abóbora ou cogumelos. Por outro lado, rúcula e espinafres podem acabar por espalhar-se no cesto e cozinhar de forma irregular. Assim, é melhor usar alimentos mais pesados "que funcionam melhor".
4- Milho e pipocas
"A maioria destas fritadeiras de ar não atinge o calor alto e constante necessário para que a pipoca cozinhe corretamente", revela Sarah Hill. O fogão ou até mesmo o micro-ondas são as soluções mais indicadas.














