Sertã tem 7.000 clientes sem luz (e os que têm é com recurso a geradores)
- 01/02/2026
"No que diz respeito à média tensão, só no concelho, foram derrubados pela tempestade cerca de 30 postes. Em relação ao fornecimento de energia elétrica através de gerador, prevê-se que aconteça ainda hoje em Cumeada, Marmeleiro e Várzea dos Cavaleiros", informou o presidente da Câmara da Sertã, Carlos Miranda.
Estes dados foram divulgados após a reunião de hoje da Comissão Municipal de Proteção Civil da Sertã, onde estiveram presentes as dez juntas e uniões de freguesia do concelho.
O autarca referiu que, até aquele momento, "havia cerca de 7.000 clientes sem energia no concelho e os que têm energia, alguns são com recurso a fontes alternativas".
"Só depois de reparada a média tensão é que se passará à reparação da baixa tensão. Relativamente ao Posto de Transformação do Painho vai ser restabelecido o mais breve possível dada a relevância no abastecimento de água, através de bombas elétricas".
Carlos Miranda sublinhou também que juntamente com outros autarcas, tem pressionado o governo, dada a gravidade da ausência de energia, estando em contacto permanente com o secretário de Estado da Administração Local.
O autarca voltou a deixar um apelo à população para reduzir o consumo de energia elétrica ao mínimo, dado que o gerador é uma solução alternativa e limitada, devendo ser gerida o mais racionalmente possível.
O apelo estende-se também ao consumo de água, onde se verificam algumas falhas causadas por ruturas provocadas pela queda de árvores e levantamento de raízes.
Relativamente à abertura de escolas do Agrupamento de Escolas da Sertã, vai ser retomadas ao nível dos 9.º, 11.º e 12.º anos de escolaridade, Cursos Profissionais e Jardim de Infância da Sertã.
Contudo, há várias escolas básicas do concelho que sofreram danos e não reúnem, para já, condições de segurança para reabrir.
Estão também no terreno assistentes sociais da Segurança Social, concretamente na ZCAP (Zona de Concentração e Apoio à População (ZCAP).
"Esta resposta social tem acompanhamento 24 horas por dia e conta com 14 desalojados. Registam-se também 23 deslocados noutros tipos de resposta social", nota.
A União de Freguesias de Cernache do Bonjardim, Nesperal e Palhais disponibilizou o Auditório da Sede da União de Freguesias, para quem necessitar de trabalhar em regime de teletrabalho.
A passagem da depressão Kristin por Portugal continental, na quarta-feira, causou pelo menos cinco mortos, segundo a Proteção Civil, vários feridos e desalojados. A Câmara da Marinha Grande contabiliza ainda uma outra vítima mortal no concelho. No sábado, outros dois homens morreram ao caírem de um telhado que estavam a reparar, um no concelho da Batalha e outro em Alcobaça. Na madrugada de domingo, um homem morreu no concelho de Leiria por intoxicação com monóxido de carbono com origem num gerador.
Quedas de árvores e de estruturas, corte ou o condicionamento de estradas e serviços de transporte, em especial linhas ferroviárias, fecho de escolas e cortes de energia, água e comunicações são as principais consequências materiais do temporal.
Leiria, por onde a depressão entrou no território, Coimbra e Santarém são os distritos que registam mais estragos.
O Governo decretou situação de calamidade, que foi prolongada este domingo, após uma reunião do Conselho de Ministros, até dia 08 de fevereiro.
Leia Também: Ourém reabre 32 das 34 escolas do concelho na segunda-feira













