Sérgio Conceição recorda Pinto da Costa e faz revelação: "Devo-lhe tanto"
- 15/02/2026
Sérgio Conceição recorreu, este domingo, às redes sociais para deixar uma mensagem de homenagem a Jorge Nuno Pinto da Costa, antigo presidente do FC Porto que morreu há precisamente um ano. O treinador português partilhou algumas memórias e até fez uma revelação.
"O meu presidente. Faz hoje um ano que partiu um homem que marcou para sempre a minha carreira e a minha vida. O presidente mais titulado da história do futebol. O grande arquiteto das conquistas eternas do Futebol Clube do Porto. Mas, para mim, foi muito mais do que isso. Foi um amigo. Um guia", começou por escrever Sérgio Conceição, prosseguindo.
"Devo-lhe tanto. Devo-lhe oportunidades, Devo-lhe palavras ditas no instante certo, olhares que davam força, silêncios que ensinavam. Há decisões que mudam uma carreira. A minha teve data: 27 de maio de 2017", reconheceu, antes de concluir com mais uma confissão.
"Hoje, mais do que nunca, sei que foi a melhor decisão da minha vida profissional… Ainda hoje procuro os seus conselhos. Ainda hoje imagino o que me diria. E, de alguma forma, continuo a ouvi-lo. Recordo-o com gratidão infinita e uma saudade que não passa. Para sempre, presidente Jorge Nuno Pinto da Costa", concluiu Sérgio Conceição.
O álbum das memórias e uma dedicatória especial
O treinador português agora ao comando do Al Ittihad, da Arábia Saudita, também partilhou algumas imagens que ajudam a contar a sua história no FC Porto, bem como documentam a importância de Pinto da Costa, com quem teve sempre uma relação de grande proximidade.
Conceição também quis desvendar, inclusive, a dedicatória que recebera no momento em que Pinto da Costa lhe entregou um exemplar do livro "A Chama do Nosso Dragão".
"O dia 27 de maio de 1987 foi o dia mais glorioso da vida do FC Porto. O dia 27 de maio de 2017 da minha melhor decisão como presidente. Um abraço fraterno", pode ler-se.
Homenagem no Dragão durante a madrugada
Não foi apenas Sérgio Conceição quem quis assinalar o primeiro aniversário da partida de Pinto da Costa. Também a atual direção do FC Porto fez questão de homenagear o antigo presidente na madrugada deste domingo, com um espetáculo de luzes promovido em pleno Estádio do Dragão.
Com mais de 400 drones e várias centenas de adeptos a assistir, a memória de Pinto da Costa foi relembrada às 00h42, hora que faz uma alusão clara aos 42 anos da sua presidência.
Eleito pela primeira vez a 23 de abril de 1982, Pinto da Costa esteve na presidência dos azuis e brancos durante 42 anos e 15 mandatos consecutivos. No total, contabilizou 2.591 títulos em 21 modalidades, sendo que 69 dos quais foram conquistados no futebol sénior masculino, incluindo sete internacionais.
Em 2024 acabaria por ser derrotado por André Villas-Boas, que foi seu treinador, morrendo cerca de 10 meses depois, já em 2025, vítima de cancro. Apesar da relação de ambos ter ficado afetada pela corrida eleitoral, o atual presidente dos dragões faz questão de apelidar Pinto da Costa como o "presidente dos Presidentes".














