Será que é boa ideia comer neve? Médico esclarece
- 14/01/2026
O ar polar que chega a Portugal esta semana poderá trazer alguma neve. Poderá ser mais comum em pontos mais altos. No meio de brincadeiras, seja por cá ou até no estrangeiro, pode acabar por comer neve. É algo que acontece com os mais pequenos, tal como a areia na praia. Será perigoso e existem alguns riscos?
À partida poderá colocar a questão do motivo pelo qual o pode levar a comer leve. Pode acontecer aos miúdos, mas também no meio de brincadeiras é algo provável. Seja acidental ou voluntário, o que pode acontecer?
É seguro comer neve?
Um dos primeiros pontos a ter em conta é que a neve não é apenas água gelada. À medida que se forma pode conter outro tipo de partículas como sujidade e até químicos. O website Health falou com o médico Max Huddleston para perceber melhor a questão.
Leia Também: Hepatite tóxica? Quando a medicação passa a controlar os órgãos
O especialista revelou algumas das situações em que ingerir neve deve ser totalmente evitado. É o caso de a neve ter sido mexida. “Isso inclui neve que foi removida com pá ou até pisada. Óleo ou gasolina de carros podem acabar por ficar na neve.”
Se a neve também estiver amarela, preta ou com outra cor, deve ter atenção. “A primeira coisa que vem à mente é urina, mas também não sabemos o que alguém pode colocar na neve para causar essa descoloração."
Avisa ainda para a primeira camada de neve ou para a caiu nas primeiras horas da manhã. “A primeira neve, nas primeiras horas, contém mais toxinas do que a neve que cai algumas horas depois.”
O sítio onde está também pode ter algum importância já que zonas mais poluídas acabam por fazer com que a neve seja mais perigosa.
“Se estiver brincar e comer alguns flocos, provavelmente não terá problemas. Mas a hipotermia pode ocorrer se depender da neve como fonte de hidratação”, continua o médico.”Ingerir grandes quantidades de neve pode diminuir a temperatura corporal.”
Assim, o médico aponta que ingerir neve em pequenas quantidades não tem qualquer problema. Deverá ter em conta alguns pontos, como a cor e a zona onde está.
Tem os pés e as mãos sempre frios? Eis as possíveis causas
Se costuma sentir as mãos e os pés sempre frios, saiba que existem algumas possíveis razões que explicam essa condição nas extremidades.
"Mãos e pés constantemente frios indicam sempre algum problema", revela o médico Deepak Khanna, citado pelo site Parade.
Eis algumas das razões que podem levar a esta situação, de acordo com a mesma publicação:
- Problemas vasculares, como doença arterial periférica ou má circulação;
- Doença de Raynaud, que leva a que os pequenos vasos sanguíneos se estreitem em resposta a temperaturas frias ou ao stress;
- Hipotiroidismo;
- Anemia;
- Deficiências nutricionais, como falta de vitamina B12 ou magnésio.














