Sente vontade de espirrar quando olha para a luz? Tem síndrome de Achoo
- 09/12/2025
Podemos sentir algum desconforto quando temos um "espirro preso", mas o que poderá reverter esse efeito? Há quem sugira olhar para uma fonte de luz — seja ela natural ou artificial.
O espirro pode funcionar como uma resposta a algum tipo de irritação nasal ou como uma tentativa de "expulsar germes potencialmente infeciosos", refere o médico David Lang à Cleveland Clinic.
O especialista acrescenta que "o espirro é para o nariz o que a tosse é para o pulmão", mas esta condição em nada se relaciona com a questão da luz.
Porquê que a luz pode ajudar a espirrar?
Tudo começa com "fios cruzados a envolver o nervo trigémeo, um nervo facial que vai até o olho e o nariz". Posto isto, quando uma luz forte atinge os olhos, as pupilas contraem-se... e "ACHOO"!
Não foi exatamente isso que deu o nome à síndrome. A Síndrome ACHOO (Autosomal Dominant Compelling Helioopthalmic Outburst Syndrome) trata-se de uma condição genética inofensiva, mas que pode realmente causar espirros incontroláveis (espirros fótico) em momentos de exposição a luz intensa (do sol ou meros flashes), devido a uma "confusão" entre nervos óticos e o trigémeo.
Leia Também: Aspergilose invasiva: O problema que afeta jovem que fez apelo emotivo
De acordo com estes especialistas, esta é uma condição relativamente rara e hereditária, portanto se esta costuma ser uma recomendação da sua mãe, é natural que ela também passe pelo mesmo e, por isso, acredite que possa resultar consigo. No entanto, pode nem associar isso a uma questão genética.
Ainda assim, evite sugerir essa estratégia a alguns amigos. Pode acabar por passar uma vergonha porque esta condição não é comum a todos os indivíduos. A par das referências hereditárias, os espirros fóticos são mais comuns em mulheres e em pessoas com desvio do septo nasal.














