Sente que o tempo passa a correr? Psicólogo de Stanford explica fenómeno

  • 24/01/2026

Sente que o ano de 2025 passou a voar? A idade não perdoa, é um facto. Mas saiba que a verdadeira causa se prende com fatores neurológicos.

 

E prepare-se: Se não seguir estas recomendações este ano poderá passar a uma velocidade, aparentemente, ainda mais rápida.

A teoria que explica este fenómeno foi explorada por um professor e psicólogo de Stanford, mas um filósofo francês já  abordava este tema nos anos 80 e, atualmente, continua a ser debatido por todos os especialistas do cérebro.

Durante a vida adulta, segundo explica Adrian Bejan ao Buzz Feed, "o cérebro recebe menos imagens do que para aquelas que foi treinado para receber quando era jovem". A par disso, também deixa passar despercebidas as imagens que já identifica facilmente.

Por isto e por outros motivos é que se torna perfeitamente normal pensar que "quanto mais velhos ficamos, mais depressa o tempo passa", acrescenta o especialista.

Leia Também: Ter animais de estimação: "Efeitos comprovados na redução da ansiedade"

O que pode influenciar a percepção do tempo

A percepção que se tem em relação aos dias, por exemplo, para uma criança uma semana pode ser associado a "uma grande parte da vida dela", visto que tem poucas experiências e tudo será novidade, ou seja, associa isso a muitos acontecimentos: desde novos lugares, novas pessoas, novas regras e novas sensações.

Já para uma pessoa de 80 anos, por mais ativa que seja a sua rotina, uma semana é "uma parte muito menor da vida" e, já poucas coisas a podem surpreender e fazê-la sentir que está a viver mais, o que contribui diretamente para uma "sensação de que o tempo passa demasiado rápido".

"Olhar para trás no tempo reforça essa sensação de aceleração", acrescentam.

A memória que tem em relação ao que já viveu no passado e experimentou no passado é, por isso, também um fator decisivo. Não que tenha vivido demasiado. Não tem tem nem pode mudar nada em relação a isso. Aliás, isso é algo bastante positivo.

Apesar de se associar momentos de felicidade a períodos em que 'o tempo passa mais rápido', Lustig revela à mesma fonte que estar totalmente envolvido e "a viver o momento" pode fazer com que esses momentos pareçam durar mais. 

A solução está, então no presente. Adrian Bejan faz até uso do ditado de que "a variedade é o tempero da vida" e sugere que saia da rotina e aproveite o tempo que tem.

Eis algumas formas de desacelerar a vida

"Mudanças na rotina também podem afetar a rapidez com que os anos parecem passar", explica. Como tal, estes especialistas do cérebro recomendam uma restruturação da rotina, de forma a obrigar o cérebro a registar algumas novidades.

Faça planos diferentes
Faça percursos diferentes
Alimente a criatividade

Neurologista alerta para 7 sintomas iniciais da doença de Alzheimer

Neurologista alerta para 7 sintomas iniciais da doença de Alzheimer

A doença de Alzheimer, comum entre a população idosa, apresenta sintomas iniciais que podem ser úteis para um diagnóstico precoce. O neurologista João Carlos Lobato Moraes alerta para 7 desses sintomas.

Mariline Direito Rodrigues | 07:01 - 21/01/2026

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/lifestyle/2922219/sente-que-o-tempo-passa-a-correr-psicologo-de-stanford-explica-fenomeno#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes