Senegal finta polémica em Marrocos e conquista Taça das Nações Africanas

  • 18/01/2026

Um golo de Pape Gueye, no prolongamento, garantiu hoje o segundo título ao Senagal na Taça das Nações Africana de futebol (CAN2025), ao vencer por 1-0 o anfitrião Marrocos, que desperdiçou um penálti no limite do tempo regulamentar.

 

Brahim Diaz, futebolista do Real Madrid e melhor marcador do torneio com cinco golos, virou vilão da final ao falhar um penálti à 'Panenka', nos descontos do tempo regulamentar, que poderia ter dado a vitória a Marrocos.

Parte da comitiva do Senegal chegou mesmo a abandonar o relvado em protesto com a decisão do árbitro, que, minutos antes, interrompera uma jogada que resultaria no golo dos 'leões de Teranga'. A cabeça fria do capitão Sadio Mané, eleito jogador do torneio, impediu que a equipa abandonasse o jogo, permitindo-lhe continuar na luta pelo título.

E foi no prolongamento, depois de uma perda de bola a meio-campo por parte dos marroquinos, que surgiu o contra-ataque iniciado por Sadio Mané e que terminou nos pés de Pape Gueye, aos 94 minutos, que, com um remate cruzado à entrada da área, inaugurou o marcador.

Até ao final do tempo extra, ambas as equipas tiveram oportunidades para marcar, mas o resultado manteve-se inalterado, depois de 90 minutos repartidos, com o Senegal superior na primeira parte e Marrocos a dominar a segunda.

Este desfecho confirma a tendência do torneio: apenas nove seleções anfitriãs conquistaram a CAN nas 35 edições disputadas (o Egito, por três vezes, e o Gana, em duas ocasiões).

O triunfo do Senegal na final frente à seleção anfitriã apenas tem paralelo em três das 35 edições da Taça das Nações Africanas, duas delas protagonizadas pelo Gana, na Tunísia, em 1965, e na Líbia, em 1992. Mais recentemente, em 2000, os Camarões conquistaram o título diante da Nigéria, que coorganizou o torneio com o Gana.

O Egito, derrotado nas grandes penalidades pela Nigéria na disputa do terceiro e quarto lugares, continua a ser o país mais titulado da CAN, com sete troféus, seguido pelos Camarões, com cinco, e pelo Gana, com quatro.

[Notícia atualizada às 23h22]

Polémica na CAN. Selecionador do Senegal manda jogadores sair do campo

Polémica na CAN. Selecionador do Senegal manda jogadores sair do campo

Caos na final da Taça das Nações africanas entre o Senegal e a anfitriã Marrocos gerou-se depois de uma grande penalidade assinalada a favor dos marroquinos ao cair do pano.

Notícias ao Minuto | 21:15 - 18/01/2026

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/desporto/2921744/senegal-finta-polemica-em-marrocos-e-conquista-taca-das-nacoes-africanas#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes