Senegal carimba primeiro lugar à frente da RD Congo. Benim também festeja
- 30/12/2025
A fase de grupos está perto de chegar ao fim na Taça das Nações Africanas de 2025, mas continua a ter emoções fortes nas contas do apuramento para os oitavos de final da competição e esta terça-feira não foi exceção, com Senegal e RD Congo a lutarem pelo primeiro lugar do grupo D.
A República Democrática do Congo não perdoou na sua missão para tentar conquistar o primeiro lugar da classificação, de modo a evitar um adversário mais forte nos oitavos de final da CAN2025, goleando a turma do Botsuana, que era realmente a com menos argumentos neste leque de quatro equipas, por 3-0, tendo mesmo tido um golo anulado que poderia ter dado a liderança da tabela.
Os golos congoleses foram apontados por Nathanael Mbuku, avançado do Montpellier, à passagem do minuto 31, depois de uma assistência daquele que foi o melhor em campo, Gael Kakuta.
Foi mesmo o médio do Sakaryaspor, da Turquia, que converteu uma grande penalidade 10 minutos depois, sem hipóteses para Phoko, colocando o resultado em 2-0 na ida para os balneários.
Na segunda parte, os pupilos da República Democrática do Congo acabaram por continuar a perseguir mais um golo para voltar a pressionar Senegal, com esse tiro certeiro a chegar mais uma vez pelos pés de Kakuta, que à hora certa da partida fez o 3-0.
Tudo poderia ter ficado ainda mais sorridente para os lados dos congoleses se o golo marcado por Fiston Mayele não tivesse sido anulado pelo VAR depois de uma mão na bola durante a jogada.
Isto significou que, devido à diferença de golos, a RD Congo não conseguiu alcançar o primeiro lugar do grupo, ficando-se pela segunda posição.
Senegal teve de sofrer, mas segurou a liderança do grupo em noite de festa
Já a seleção do Senegal teve de suar bastante nos momentos finais para segurar o primeiro lugar no grupo D da CAN2025, depois de ter visto o seu capitão Koulibaly ser expulso a cerca de 20 minutos do final da partida.
O resultado foi uma vitória senegalesa por 3-0, onde Abdoulaye Seck e Habib Diallo a apontarem os dois golos o encontro, com cada um dos tiros certeiros a ser marcado em partes distintas da partida, com uma grande penalidade a ser convertida por Cherif Ndiaye para fechar as contas da partida, já no perÃodo de compensação.
O golo de Benim ainda foi ameaçando surgir, mas não houve finalização que conseguisse ultrapassar Edouard Mendy, que se mostrou em grande plano depois da expulsão, com várias intervenções de grande nÃvel.
Apesar de tudo, esse golo não importava para as aspirações do Benim, já que já sabiam antes do jogo que seriam uma das melhores terceiras classificadas, conseguindo, dessa forma, o apuramento por essa via para os oitavos de final da Taça das Nações Africanas.














