Senado aprova publicação dos arquivos de Epstein. Agora, segue para Trump

  • 18/11/2025

O Senado também aprovou, esta terça-feira, por unanimidade, o projeto de lei que ordena ao Departamento de Justiça a divulgação de todos os ficheiros do caso de Jeffrey Epstein, que morreu em agosto de 2019.

 

A notícia, avançada pela imprensa internacional, refere que nenhum senador se opôs depois de o líder da minoria do Senado, o democrata Chuck Schumer, ter pedido a aprovação do projeto de lei. 

"O meu pedido de unanimidade garante que o Senado aprovará imediatamente a Lei da Transparência dos ficheiros de Epstein, sem qualquer ação adicional assim que for enviado pela Câmara [dos Representantes]. Vamos aprovar o projeto de lei sem alterações, sem demoras", disse.

Note-se que os senadores utilizaram um procedimento especial para garantir que o projeto de lei fosse automaticamente considerado aprovado, sem debate ou emendas, assim que fosse enviado pela Câmara dos Representantes.

O processo de encaminhamento de um projeto de lei da Câmara dos Representantes para o Senado geralmente leva algumas horas e requer um processo de supervisão, mas o projeto avançou sem necessidade de votação.

Assim, o documento seguirá agora para o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que decidirá se promulga ou não o projeto de lei. O republicano, note-se, poderia exercer o veto, ainda que sob enorme pressão para assinar.

No entanto, Donald Trump já afirmou que assinará a legislação, à qual se opôs durante muito tempo.

De recordar que, esta tarde, a Câmara dos Representantes dos Estados Unidos aprovou o projeto de lei que ordena ao Departamento de Justiça a divulgação de todos os ficheiros do caso de Jeffrey Epstein com 427 votos a favor (em 428).

Apenas o congressista republicano Clay Higgins votou contra, justificando que "abandona os 250 anos do processo penal na América"

Câmara dos Representantes aprova divulgação de ficheiros de Epstein

Câmara dos Representantes aprova divulgação de ficheiros de Epstein

A Câmara dos Representantes dos Estados Unidos aprovou o projeto de lei que ordena ao Departamento de Justiça a divulgação de todos os ficheiros do caso do pedófilo Jeffrey Epstein com 427 a favor (em 428). Falta, no entanto, um passo que é a aprovação do documento pelo Senado.

Maria Gouveia | 19:52 - 18/11/2025

Em concreto, o projeto exige que o Departamento de Justiça - equivalente ao Ministério da Justiça - divulgue "todos os registos, documentos, comunicações e materiais de investigação não classificados na sua posse que se relacionem com a investigação e acusação de Jeffrey Epstein".

Antes da votação, o presidente norte-americano voltou a distanciar-se do criminoso sexual.

"Não tenho nada a ver com Jeffrey Epstein. Expulsei-o do meu clube há muitos anos porque achava que ele era um pervertido doente e, bem, eu estava certo", disse Donald Trump a jornalistas na Casa Branca ao receber o príncipe herdeiro saudita, Mohammed bin Salman.

"Não tenho nada a ver com Jeffrey Epstein. Era pervertido", reitera Trump

O presidente norte-americano voltou hoje a distanciar-se do criminoso sexual Jeffrey Epstein, pouco antes de uma votação no Congresso que deverá forçar o Departamento de Justiça a maior transparência.

Lusa | 19:42 - 18/11/2025

De notar que o escândalo ganhou novo fôlego na semana passada depois da divulgação de 'e-mails' atribuídos a Epstein, nos quais o empresário afirma que Trump "sabia das raparigas" que sofreram abusos e que "passou várias horas" com uma das vítimas.

E-mails?

E-mails? "Apenas um republicano muito mau ou estúpido cairia", diz Trump

Donald Trump apontou o dedo aos democratas na sequência da divulgação de e-mails de Jeffrey Epstein, divulgados pelo Comité de Supervisão da Câmara dos Representantes, onde consta que o presidente teria conhecimento "das meninas", notando que "apenas um republicano muito mau ou estúpido cairia nesta armadilha".

Notícias ao Minuto | 20:34 - 12/11/2025

Mas, o que dizem os e-mails divulgados?

De acordo com os documentos revelados pelo Comité de Supervisão da Câmara dos Representantes, o nome do atual presidente dos Estados Unidos da América foi referido em e-mails trocados entre Jeffrey Epstein, acusado de crimes sexuais, e uma pessoa próxima do círculo de Trump.

"Os democratas da Comissão de Supervisão receberam novos e-mails do espólio de Jeffrey Epstein que levantam sérias questões sobre Donald Trump e o seu conhecimento dos crimes horríveis de Epstein", partilharam os democratas nas redes sociais.

Num e-mail enviado a Michael Wolff, por exemplo, Epstein escreveu: "É claro que ele sabia sobre as raparigas, pois pediu a Ghislaine para parar".

Já recentemente surgiram novos detalhes acerca dos e-mails de Jeffrey Epstein onde surge novamente o nome de Donald Trump. Num dos e-mails recentemente divulgados, o magnata norte-americano afirmou que o atual presidente dos Estados Unidos era "perigoso", descrevendo-o como a pior pessoa que conheceu. 

E-mails? Jeffrey Epstein acusou Donald Trump de ser

E-mails? Jeffrey Epstein acusou Donald Trump de ser "perigoso"

Num e-mail datado de 8 de fevereiro de 2017, Jeffrey Epstein acusou Donald Trump de ser "perigoso", notando que conheceu "pessoas muitas más", mas nenhuma "tão má quanto Trump". Esta troca de e-mails entre Epstein e o ex-secretário do Tesouro, Larry Summers, aconteceu semanas depois de o republicano ter sido eleito presidente dos Estados Unidos.

Notícias ao Minuto | 23:33 - 14/11/2025

Recorde-se que Jeffrey Epstein, figura influente da alta sociedade nova-iorquina e próxima de políticos e empresários, foi encontrado morto na prisão em 2019, antes do início do seu segundo julgamento.

Em 2008, Epstein enfrentou acusações relacionadas com o abuso sexual de menores no estado da Florida, mas chegou a um polémico acordo secreto com o Ministério Público que lhe permitiu declarar-se culpado de solicitação de prostituição e cumprir 13 meses de prisão.

Onze anos depois, foi acusado em Nova Iorque de acusações federais de tráfico sexual de menores e conspiração, mas morreu na prisão antes de ser julgado.

A morte foi oficialmente classificada como suicídio, mas continua a alimentar teorias da conspiração sobre uma eventual eliminação de Epstein para silenciar testemunhos comprometedores.   

Leia Também: Caso Epstein? Líder republicano garante rápida votação no Senado

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2890556/senado-aprova-publicacao-dos-arquivos-de-epstein-agora-segue-para-trump#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes