Semana final de mercado. O que pode mudar em FC Porto, Sporting e Benfica

  • 26/01/2026

O mercado de transferências de inverno encerra já na próxima segunda-feira, pelas 23h59 (hora de Portugal Continental), em solo nacional, o que significa que esta será a última semana que resta aos clubes que militam nos campeonatos profissionais para 'retocarem' os respetivos plantéis, com vista ao 'ataque' à segunda metade da presente temporada de 2025/26.

 

Por cá, esperam-se várias movimentações, particularmente em FC Porto, Sporting e Benfica, os chamados 'três grandes', que já apresentaram, cada um, dois reforços, mas que prometem não ficar por aqui. Com isso em mente, o Desporto ao Minuto apresenta-lhe todas as potenciais 'mexidas' que os eternos rivais poderão levar a cabo, ao longo dos próximos dias.

Básicos não chegam ao FC Porto

O FC Porto chegou ao mercado de transferências de inverno empenhado em adquirir um defesa-central (particularmente, devido à grave lesão contraída por Nehuén Pérez) e um extremo (dossiê que ficara 'pendurado' do defeso de verão), e não perdeu tempo, de tal maneira que, no final da primeira semana desta janela... já tinha ambos fechados.

O primeiro a 'aterrar' no Estádio do Dragão foi o 'veterano' Thiago Silva, que estava disponível a 'custo zero', na sequência do final do contrato que mantinha com o Fluminense. Dias depois, foi a vez da jovem promessa Oskar Pietuszewski, mediante um acordo que pode valer até dez milhões de euros aos cofres do Jagiellonia Bialystok.

Ainda assim, a direção liderada por André Villas-Boas não pretende ficar aqui, e procura eventuais oportunidades de negócio por um médio (Seko Fofana, do Rennes, é um dos nomes em cima da mesa) e por um ponta de lança (sobretudo, fruto da operação cirúrgica à qual Luuk de Jong foi submetido).

Em sentido inverso, há vários jogadores do plantel às ordens de Francesco Farioli que podem vir a dizer 'adeus', como é o caso de Stephen Eustáquio (que passou de membro do lote de capitães a preterido) ou de Ángel Alarcón (que está a ser negociado com o Utrecht, em busca das oportunidades que escasseiam na Cidade Invicta).

Sporting abre discussão ao centro

Com tantas lesões, não há como manter a 'pedalada' na perseguição ao FC Porto, e foi, precisamente, por isso que o Sporting avançou com tudo, pelas aquisições de Luís Guilherme (ao West Ham, por 14 milhões de euros, mais três milhões de euros em bónus) e Souleymane Faye (ao Granada, por 6,5 milhões de euros).

À partida, o grupo de trabalho de Rui Borges estará fechado... ainda que o meio-campo permaneça uma autêntica 'dor de cabeça', visto que Morten Hjulmand continua a ser associado ao interesse de alguns dos maiores clubes do futebol europeu (como a Juventus ou o Manchester United), e Hidemasa Morita está em final de contrato.

A direção liderada por Frederico Varandas já deixou bem clara a intenção de manter ambos os jogadores, até ao final da temporada, mas uma proposta irrecusável pode alterar este cenário de forma dramática, abrindo a necessidade de recorrer, uma vez mais, ao mercado para compor o setor intermédio do terreno.

Na porta de saída, pode estar, ainda, a 'arma secreta' Alisson Santos, mas apenas a título de empréstimo, visto que os leões depositam grandes esperanças no seu potencial, o que se reflete, de resto, no facto de ter sido utilizado em 29 jogos dos 32 jogos realizados esta época, com dois golos e outras tantas assistências pelo meio.

Benfica tenta fazer o 'três em linha'

Aquilo que resta do mercado de transferências de inverno pode revelar-se particularmente transformador para o Benfica, que, desde o início de janeiro, já fechou as contratações de Sidny Lopes Cabral (ao Estrela da Amadora, por perto de seis milhões de euros) e Rafa Silva (ao Besiktas, por cinco milhões de euros, mais 1,5 milhões de euros em bónus).

José Mourinho pretende transformar a maneira como os encarnados jogam, mas, para tal, precisa de jogadores com outro tipo de caraterísticas, motivo pelo qual a estrutura encabeçada por Rui Costa continua à procura de, pelo menos, mais um médio, um extremo e um ponta de lança, que abram caminho à retoma desportiva.

Os encarnados estão interessados em Stije Resink, e já terão comunicado ao Groningen que estão dispostos a chegar aos dez milhões de euros. André Luiz, do Rio Ave, continua referenciado, mas as negociações estão longe de chegar a bom porto. Já Lorenzo Lucca, que alinhava no Napoli, acabou por ser 'desviado' pelo Nottingham Forest.

Andrea Schjelderup é, neste momento, o mais forte candidato a 'abandonar o barco' (o Club Brugge já terá acenado com um 'pacote' que pode ascender aos 11 milhões de euros), mas não é o único, visto que também já Gianluca Prestianni, Anatoliy Trubin e até mesmo Vangelis Pavlidis, foram apontados a outros 'voos'.

Leia Também: Al Hilal entra em cena para levar Pavlidis do Benfica

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/desporto/2925849/semana-final-de-mercado-o-que-pode-mudar-em-fc-porto-sporting-e-benfica#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes