"Sem crescimento económico inclusivo, chegam os populismos"

  • 10/12/2025

Philippe Aghion, que há três décadas se dedica a descrever o que impulsiona o crescimento económico com base na inovação, afirmou hoje que "sem crescimento económico inclusivo, chegam os populismos".

 

Numa entrevista à EFE realizada pouco antes de receber o Nobel, o economista, que leciona em Paris e Londres, foi questionado sobre a atual situação política e económica nos Estados Unidos da América e disse que o país "corre o risco de cair num capitalismo clientelista, em que um grupo de empresários captura o governo e impede a entrada de novos talentos no sistema económico".

Desta forma, o vencedor no Prémio Nobel de Economia refere ser necessário manter uma política de concorrência eficaz, capaz de preservar os mecanismos democráticos.

A nível europeu, Philippe Aghion diz que o seu principal problema "é não conseguir implementar inovações revolucionárias porque não" existe "um ecossistema adequado para tal".

"Falta um mercado único, um ecossistema financeiro propício à inovação e não temos uma política industrial forte. As grandes empresas inovadoras na Europa são hoje as mesmas de há 25 anos. Isso não acontece nos Estados Unidos. Continuamos a ser uma economia de tecnologia média, enquanto os Estados Unidos ou a China deram o salto para a alta tecnologia", explicou.

Ainda assim, o laureado considera que a Europa supera os Estados Unidos em todos os valores capazes de atrair pessoas com talento, mas para que este talento se instale é preciso um mercado único e um sistema educativo mais ligado ao mundo do trabalho.

Philippe Aghion disse ainda que não concorda com a ideia difundida "nas empresas europeias de se livrar dos trabalhadores à medida de que eles completam 50 anos", uma vez que "o sistema económico beneficia da contribuição de pessoas com todas as idades".

Neste sentido, "não é possível prosperar na Europa sem imigração".

"Temos uma população maioritariamente envelhecida, o que nos torna menos inovadores. É preciso que cheguem jovens imigrantes decididos a trabalhar, a trazer novas ideias e dinamizar a economia", rematou.

Philippe Aghion salienta que a inovação e as reformas necessárias devem sempre ser "acompanhadas de oportunidades para todos, independentemente da sua origem, para que tenham acesso a uma boa educação e proteção social. Quando o crescimento não é inclusivo, abre-se a porta ao populismo".

Leia Também: Corina Machado afinal vai mesmo a Oslo (mas não recebe prémio em mãos)

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/economia/2902195/sem-crescimento-economico-inclusivo-chegam-os-populismos#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes