Seleção lusa com "dever cumprido" com histórico quinto lugar

  • 31/01/2026

"É um momento especial, de dever cumprido. Propusemo-nos a fazer melhor que o Europeu que tínhamos feito em 2020 e acho que tivemos uma competição supercompetente, com alguns altos e baixos também, confesso", reconheceu o ponta esquerdo António Areia, à chegada da parte da comitiva lusa que regressou a Portugal pelo Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa - a restante equipa aterrou no Porto.

 

A seleção portuguesa de andebol encerrou a presença na 'main round' do Europeu2026 com um triunfo sobre a Suécia (36-35), no jogo de atribuição do quinto lugar do torneio e a qualificação direta para o Mundial2027.

Ao triunfo sobre os suecos, os comandados de Paulo Jorge Pereira juntaram a vitória sobre a Espanha (35-27) na quarta-feira, enquanto a Alemanha derrotava a França (38-34) e a Dinamarca vencia a Noruega (38-24), respetivamente, na Ronda Principal.

Para que tal se concretizasse, António Areia defende que Portugal está "ao nível" destas seleções, as principais referências do panorama europeu e mundial, e congratulou-se por esse facto, que permitiu superar o sexto lugar obtido em 2020.

"Acho que é sempre possível fazer melhor e somos um grupo que gosta de se propor a esse tipo de desafios e achamos que estamos ao nível, senão também não o faríamos. No Mundial defrontámos quase as mesmas equipas para tentar chegar ao quarto lugar - a Alemanha, a França, a Espanha e a Noruega", elencou, satisfeito.

Momentos após terem cumprimentado as respetivas famílias, o lateral Salvador Salvador e os guarda-redes Gustavo Capdeville e Diogo Valério recordaram o épico golo marcado por Martim Costa, que permitiu derrotar, sobre o final, a Suécia, cinco vezes campeã europeia.

"Tínhamos a noção de que ia acabar por ser um [último] remate e independentemente se fosse golo ou não, o jogo ia acabar. Felizmente o Martim nestas situações marca muitas vezes e aconteceu mais uma vez", assinalou, sorridente, Salvador Salvador.

Já o guarda-redes Gustavo Capdeville confessa que a enorme adrenalina do momento não lhe permitiu escutar, ou recordar, as palavras do treinador, momentos antes.

"Estávamos focados naquilo, eram os últimos segundos e o que queríamos era marcar o golo. Sou sincero: não escutei, estávamos tão ansiosos, queríamos tanto marcar e ganhar", recordou Gustavo Capdeville.

Um sentimento partilhado por Diogo Valério, que apenas pensava em defender a sua baliza para que os seus companheiros pudessem definir, num último esforço, o resultado desejado.

"Estava na baliza quando sofremos o golo do empate e eu só pensava: não deixo a bola entrar, pela equipa. Acho que não aguentamos ir para um prolongamento'", partilhou o guarda-redes.

Na nona presença em fases finais, quarta consecutiva, a equipa das 'quinas' alcançou o seu melhor resultado de sempre, superando o sexto lugar que tinha conseguido em 2020.

Portugal terminou a fase preliminar no primeiro lugar do Grupo B, com duas vitórias, frente a Dinamarca e Roménia, e um empate com a Macedónia do Norte, seguindo em frente na prova.

Na Ronda Principal, a formação lusa foi terceira na sua 'poule', com derrotas frente a Alemanha e França, um empate com a Noruega e um triunfo frente a Espanha, o que lhe permitiu o acesso ao jogo de disputa do quinto lugar.

 

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/desporto/2930031/selecao-lusa-com-dever-cumprido-com-historico-quinto-lugar#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes