Seis coisas que nunca deve deixar no seu carro durante o inverno
- 23/12/2025
Normalmente, as pessoas preocupam-se com o que deixam no carro durante o verão devido às temperaturas mais elevadas, no entanto, são poucos aqueles que dispensam a mesma atenção no inverno.
Segundo Renee Martin, especialista em automóveis, revelou ao website Real Simple, as temperaturas mais baixas (em alguns casos abaixo negativas podem danificar determinados objetos ou mesmo comida.
1. Artigos de eletrónica
Guardar artigos de eletrónica no carro, ainda que por um período curto de tempo, pode ser um erro. "Embora a maioria das pessoas não deixe o computador portátil no carro durante a noite, mesmo deixá-lo na mala durante um dia de gelo pode danificá-lo", alertou Renee.
"Quando aparelhos eletrónicos frios são levados para ambientes internos com temperaturas mais amenas, pode ocorrer uma condensação interna, o que pode danificar os circuitos com o tempo”, explica.
2. Bebidas
Evite deixar bebidas como refrigerantes, cerveja, água e vinho no carro, alerta Lauren Fix, especialista da indústria automotiva.
"Bebidas engarrafas podem congelar, expandir e explodir", realça, destacando que o resultado final poderá ser uma enorme e pegajosa sujidade no carro.
3. Comida
Embora congelar alimentos para aumentar a sua validade seja uma prática comum, esta regra não se aplica a todos sem exceção. Assim, congelar produtos enlatados, por exemplo, pode ser perigoso, uma vez que o seu interior pode expandir, fazendo com que a lata rebente.
4. Medicamentos
As principais recomendações no que diz respeito aos medicamentos é que estes sejam armazenados em ambientes com temperaturas estáveis. Desta forma, deixá-los em ambientes muito frios como um carro pode comprometer a sua integridade e segurança.
5. Produtos de beleza e cuidados com a pele
As loções e cremes podem perder a sua integridade após serem descongelados repetidamente. Para além disso, produtos como laca para o cabelo ou champô a seco poderá rebentar se forem expostos a temperaturas demasiado frias.
6. Plástico
É muito prático deixar um par de óculos de sol guardado no carro, no entanto, aconselha-se a que não deixe os mais caros. Isto porque as armações de plástico podem ficar mais frágeis e quebradiças quando expostas a temperaturas mais frias.














