Seguro? "Será um Presidente sem qualquer capacidade de decisão"
- 02/02/2026
O candidato presidencial André Ventura, afirmou, esta segunda-feira, que o seu adversário António José Seguro será "um Presidente sem qualquer capacidade de decisão", apontando que isso é que "mete muito mais em risco a Democracia".
António José Seguro, note-se, disse, numa entrevista ontem, à SIC/ SIC Notícias, que André Ventura era um "risco para a Democracia".
"Hoje, por exemplo, em vez de estar a ouvir António José Seguro, estive a acompanhar uma série de estruturas do Chega no país todo, que estão a tirar as lonas [dos cartazes] para as ir entregar a pessoas que ficaram sem os telhados", começou por dizer, em declarações aos jornalistas, em Chaves, no distrito de Vila Real.
E acrescentou: "Sinceramente, António José Seguro não me levará a mal, mas acho que isto é muito mais importante do que eu achar que ele é o inimigo ou um perigo para a Democracia ou ele achar que eu sou um perigo. Ele tem a opinião dele, já a deu ontem. Como eu disse, eu já debati com António José Seguro muitas vezes - até gostava de ter debatido mais, ele não quis".
André Ventura apontou ainda que António José Seguro "não pode ter fugido aos debates todos e agora querer debater com intermediários", acusando-o de "fugir a todos" os convites dirigido a ambos para debaterem.
"Esconder-se num estúdio de televisão ontem e dizer que André Ventura é um perigo para a Democracia, acho que não é, pelo menos, de um homem corajoso", salientou.
Na ótica de Ventura, "os Presidentes devem ser corajosos, os políticos devem ser corajosos".
"Sabe qual é o perigo para a Democracia? É quando os sistemas de interesse capturam a democracia, é quando os políticos se tornam redundantes, incapazes de tomar decisões e não têm coragem política de enfrentar o sistema de interesses instalados", disse.
E continuou: "António José Seguro já mostrou que não tem coragem, que está refém deste sistema de interesses central e centralista e, sobretudo, mostrou que será um Presidente sem qualquer capacidade de decisão. Acho que isso mete muito mais em risco a Democracia".
De recordar que, no domingo, o candidato à Presidência da República António José Seguro afirmou que o seu adversário na segunda volta das eleições, André Ventura, é "um risco para a democracia", e considerou que os seus "métodos", nomeadamente a "desinformação", "não são democráticos".
"As redes sociais estão cheias de mentiras, de falsidades, contra mim. Isto é inaceitável numa democracia", disse.
Seguro vs Ventura na 2.ª volta das Presidenciais
De sublinhar que os nomes de António José Seguro e André Ventura serão os únicos que irão constar no boletim de voto, uma vez que foram os dois candidatos mais votados na primeira volta das Presidenciais, que decorreu no dia 18 de janeiro. Nenhum deles teve mais de 50% dos votos e, por isso, os portugueses têm de regressar às urnas.
De recordar que, na primeira volta, o candidato António José Seguro (apoiado pelo PS) teve 1.755.563 votos (31,1%) e André Ventura (Chega) 1.327.021 votos (23,5%).
A segunda volta das eleições presidenciais acontece já este domingo, dia 8 de fevereiro.
Leia Também: Seguro no Alentejo, Ventura em Trás-os-Montes. Campanha na reta final














