Seguro, Marques Mendes e Gouveia e Melo falam em evento sobre séniores
- 17/09/2025
Três candidatos presidenciais vão estar num congresso sobre a realidade sénior a nível nacional, na próxima quinta-feira, dia 25 de setembro, em Lisboa. São eles António José Seguro (ex-líder do PS), Luís Marques Mendes (ex-líder do PSD) e Henrique Gouveia e Melo (ex-chefe do Estado-Maior da Armada).
O congresso ‘Os Seniores no Século XXI - Compromisso de Futuro’ é organizado pelo gabinete sénior do escritório de advocacia Dantas Rodrigues & Associados e tem como objetivo "ser palco de uma intervenção ativa nas políticas públicas da população sénior", diz o próprio num comunicado enviado às redações.
Os três candidatos a Belém já são oradores confirmados no evento para "partilharem as suas visões sobre as políticas de longevidade" - mas não só.
Está também confirmada a participação do secretário de Estado para a Simplificação, Paulo Magro da Cruz, que vai ter uma intervenção no painel dedicado à acessibilidade e inclusão digital; assim como os autarcas de Viana do Castelo, Luís Nobre, e de Viseu, Fernando Ruas, que vão participar num debate sobre o envelhecimento ativo e saudável em Portugal.
“Este é o espaço onde a política, o direito e a sociedade se encontram para pensar soluções. Os seniores têm direitos que precisam de ser respeitados e defendidos”, sublinhou Joaquim Dantas Rodrigues, partner da Dantas Rodrigues & Associados.
Para o advogado, "é chegada a hora de intervirmos nas políticas públicas e procurar que os decisores tenham nos seus horizontes programas de longevidade".
No comunicado, o escritório realçou que Portugal está "no pódio dos membros da União Europeia com a população mais envelhecida" e que é o que mais rapidamente está a envelhecer sem "preparar respostas cabais e de qualidade para garantir uma vida ativa, segura e digna à generalidade da população idosa". "Cerca de 25%, com idade superior a 75 anos, vive sozinha", frisou a nota.
A primeira edição deste congresso vai ter como foco o debate sobre políticas públicas europeias, nacionais e regionais para o envelhecimento ativo e saudável; as estratégias que asseguram autonomia, participação, saúde e segurança para os mais velhos; os principais desafios enfrentados pelos seniores no século XXI; o papel da inteligência artificial na promoção do bem-estar sénior; e o impacto positivo dos animais de companhia na saúde emocional das pessoas idosas.
Leia Também: Marques Mendes promete departamento sobre emigrantes e defende três opções de voto