Seguro e a força de Ereira: "Coração mais forte do que a água que isola"
- 17/02/2026
O Presidente da República eleito visitou a freguesia de Ereira, em Montemor-o-Velho, na segunda-feira, 16 de fevereiro, e ficou surpreendido com a "coragem" e "muita força" dos seus habitantes que continuam isolados pelas águas do rio Mondego, devido ao mau tempo que assolou Portugal nas últimas semanas.
Nas redes sociais, António José Seguro partilhou várias imagens da visita e defendeu que Ereira tem "um coração mais forte do que a água que a isola" e é o reflexo de Portugal, "um país que se levanta quando é posto à prova".
"Cercada de água por todos os lados. Com um coração mais forte do que a água que a isola. Encontrei coragem e muita força nos seus habitantes. Militares, bombeiros, autarcas, vizinhos — homens e mulheres que não recuam, que não desistem, que não falham quando mais são precisos. É isto que somos. Um país que se levanta quando é posto à prova", escreveu na sua página de Facebook.
Nas fotografias partilhadas por Seguro é possível ver o nível de inundação, assim como o novo Presidente da República com os fuzileiros que o transportaram até à aldeia isolada pelas águas do Mondego e ainda a distribuir abraços.
Recorde-se que, apesar das águas do rio Mondego estarem a descer, Ereira permanece isolada. Transformou-se numa verdadeira ilha. Há duas semanas que a travessia para ir e vir desta freguesia de Montemor-o-Velho não se faz por estrada. Faz-se com a ajuda de botes, lanchas, barcos ou através de um veículo anfíbio dos fuzileiros, que foi como António José Seguro se deslocou.
Apesar do isolamento, a comunidade, constituída por cerca de 600 habitantes, tenta recuperar a sua rotina, dentro da aldeia.
O sucessor de Marcelo Rebelo de Sousa visitou também ontem Coimbra, onde esteve com a presidente da Câmara Municipal, Ana Abrunhosa. Por lá, Seguro deixou palavras de ânimo.
Apesar da insistência dos jornalistas, o Presidente da República eleito não quis prestar qualquer declaração.
A presidente da Câmara de Coimbra disse à comunicação social que a reunião e a visita de António José Seguro serviu para reportar os "maiores problemas" que o concelho sofreu nos últimos dias, sobretudo na baixa da cidade.
"Transmitimos ao senhor Presidente o trabalho que todos os presidentes de junta fizeram e o trabalho e contacto com as pessoas e o comércio na preparação para eventual evacuação da Baixa devido ao perigo de inundação", disse Ana Abrunhosa.
A autarca adiantou que o Presidente da República eleito deixou "palavras de ânimo" e sugeriu que a reconstrução dos territórios afetados deve passar por contratos interadministrativos com o Governo, com capítulos para as várias áreas, numa perspetiva integrada, sem intervenções setoriais, para construir com mais resiliência.














