Seguro dirige-se primeiro às vítimas do mau tempo: "Não vos abandonarei"

  • 08/02/2026

"Não vos esquecerei e não vos abandonarei", disse Seguro, num auditório completamente cheio no Centro Cultural e de Congressos das Caldas da Rainha, local onde apresentou a candidatura, comemorou a passagem em primeiro da primeira volta e esta noite celebrou a vitória das eleições presidenciais com o melhor resultado de sempre.

 

A primeira palavra que quis deixar foi de pesar pelas vidas perdidas no mau tempo, de condolências e solidariedade total com quem ficou sem casa ou sem empresa.

"A solidariedade dos portugueses foi heroica, mas não pode nunca substituir a responsabilidade do Estado", disse, acrescentando que os "2,5 mil milhões de euros prometidos para a reconstrução têm de chegar ao terreno agora" e garantindo que visitará "as zonas afetadas para garantir que esses apoios estão a chegar".

O Presidente da República eleito assegurou que não aceitará que as "burocracias impeçam a chegada dos apoios a quem já perdeu tanto" e sublinhou que "a resposta à dor não é o grito, é o trabalho".

"Precisamos de um país preparado, não de um país surpreendido. Temos de ser melhores na organização do que no improviso. Precisamos de organizar e planear melhor os recursos do país para que o Estado responda a temporadas às vítimas e às consequências dos fenómenos atmosféricos severos que cada vez infelizmente serão mais frequentes", defendeu.

Para Seguro, saem desta noite como vencedores a democracia e os portugueses.

"Os portugueses por terem, em condições muito adversas, superado mais um desafio e afirmado a sua cidadania. A democracia porque o processo e o resultado evidenciam uma forte adesão aos valores democráticos e à afirmação de um Portugal plural, unido na sua identidade coletiva", elencou.

Depois de falar de uma oportunidade única para encontrar soluções duradouras no país, o vencedor das presidenciais definiu como "urgência maior" o planeamento e organização eficaz da resposta do Estado às tempestades e aos incêndios.

"Comigo não ficará tudo na mesma. Devemos isso aos portugueses", considerou.

Catorze pessoas morreram em Portugal desde 28 de janeiro na sequência da passagem das depressões Kristin, Leonardo e Marta, que provocaram também muitas centenas de feridos e desalojados.

A destruição total ou parcial de casas, empresas e equipamentos, a queda de árvores e de estruturas, o fecho de estradas, escolas e serviços de transporte, e o corte de energia, água e comunicações, inundações e cheias são as principais consequências materiais do temporal.

António José Seguro foi hoje eleito Presidente da República com dois terços dos votos expressos, com cerca de 3,48 milhões, quando faltam apurar 20 freguesias.

Leia Também: AO MINUTO: Seguro é o Presidente eleito com mais votos (e passa Soares)

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/pais/2935701/seguro-dirige-se-primeiro-as-vitimas-do-mau-tempo-nao-vos-abandonarei#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes