Seguro avisa Ventura: "Em mim terá sempre uma oposição aos extremismos"

  • 10/01/2026

Seguro transformou o comício desta noite no Centro Cultural de Paredes num momento informal de perguntas e respostas com a plateia, tendo muitas delas sido sobre os temas em relação aos quais o candidato tem focado o seu discurso, mas também com espaço para novos assuntos.

 

Uma voz feminina da plateia pediu um "puxão de orelhas a André Ventura", apelo que Seguro não percebeu à primeira e foi preciso repetir.

"Já percebi e vou-lhe dizer uma coisa. Em mim ele terá sempre uma oposição aos extremismos e a querer acabar com a nossa democracia em Portugal", enfatizou.

Para Seguro, "chega de extremismos, que os extremismos não resolvem nenhum problema".

"O radicalismo não resolve nenhum problema. Pelo contrário, criam aí problemas. E também chega de nos tentarem dividir, de lançar o ódio e de tentarem pôr portugueses contra portugueses. Chega, basta", exclamou.

Em contraponto, o candidato presidencial apoiado pelo PS prometeu que será "o Presidente da mudança tranquila" e que não hesitará "naquilo que é preciso mudar para que as pessoas, independentemente da idade, tenham uma vida digna".

"Foi por isso que se fez o 25 de Abril", defendeu.

Também no feminino, outra voz fez-se ouvir para pedir a Seguro "que ponha o Governo de lá fora" e, de novo, foi preciso que a audiência repetisse.

Já esclarecido, o antigo líder do PS garantiu que não será "um Presidente de fação nem um Presidente partidário" nem sequer "um primeiro-ministro sombra".

No final, Seguro propôs um "contrato simples" às cerca de 500 pessoas que esta noite encheram o grande auditório do Centro Cultural de Paredes.

"Cada uma e cada um dos portugueses ajuda-me até ao dia 18 de janeiro a vencermos as eleições no dia 18 de janeiro. Eu quero mesmo vencer as eleições. (...) e eu, em troca, com a vossa ajuda, com o vosso empenho, com a vossa passagem de mensagem nas redes sociais, junto dos amigos, dos vizinhos, dos vossos colegas de trabalho, comprometo-me durante cinco anos a não parar um dia e a lutar por este país, para fazer deste país um país moderno, um país justo, um país que volte de novo a acreditar em si próprio", propôs.

Na abertura dos discursos, o presidente da Câmara de Paredes, Alexandre Almeida, recordou que, em 2013, quando o agora candidato presidencial era secretário-geral do PS, teve "a oportunidade, juntamente com o José Luís Carneiro [atual líder do PS], de conhecer o António José Seguro e, portanto, é uma pessoa que, mesmo que esta campanha fosse para primeiro-ministro, tinha todas as condições para exercer esse papel". 

Também a médica Isabel Pedroto tomou a palavra, dizendo que Seguro, "quando estabelece como prioridade o Serviço Nacional de Saúde, fá-lo de uma forma (...) tão carinhosa, tão emotiva, que traduz aquilo que é essencial no médico, que é aquele humanismo".

Já o mandatário distrital do Porto, Pedro Sobrado, salientou que Seguro "tem sido atacado inclusive por aquilo que o habilita a exercer o cargo de Presidente da República", admitindo que "inicialmente terá suscitado reservas como candidato presidencial".

"Porquê? Numa época marcada pelo escarcéu mediático, pela sofreguidão e pela macacada das redes sociais, António José Seguro representa um problema. Ele é polido e discreto. É avesso às bravatas e aos murros na mesa. É avesso aos gestos enfáticos e às poses carismáticas, e a tudo o que é bom para as 'stories', os 'reels', os 'tiktoks', esse toca e foge de que é feito o infoentretenimento que está a roer e a corroer as democracias", classificou o Presidente do Conselho de Administração do Teatro Nacional de São João, no Porto.

Leia Também: Tavares desafia Seguro a posicionar-se quanto a revisão constitucional

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/politica/2917219/seguro-avisa-ventura-em-mim-tera-sempre-uma-oposicao-aos-extremismos#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes