Seguro apela ao voto útil: "Sou o único que pode passar à segunda volta"

  • 29/12/2025

O candidato presidencial António José Seguro afirmou esta segunda-feira que "há um movimento crescendo em torno" da sua candidatura à Presidência da República e apelou ao voto útil por considerar que é "o único candidato [de Esquerda] que pode passar à segunda volta".

 

"Aquilo que eu sinto é que há um movimento crescendo em torno da minha candidatura, que é um movimento transversal", começou por referir em entrevista à CNN Portugal.

Seguro sublinhou que, de acordo com as mais recentes sondagens, a sua candidatura "é das poucas que é transversal", que "vai da Esquerda à Direita e ao Centro, mas também tem pessoas que nunca tiveram qualquer participação política".

Considerou, assim, que os eleitores agora têm de decidir "quem é que querem ter na segunda volta" das Presidenciais, sublinhando que, "nestas eleições, o voto útil é já na primeira volta".

"Por isso, todos os eleitores que querem ter alguém da Esquerda moderada na segunda volta só têm uma possibilidade, que é votar em mim. Sou, verdadeiramente, o único candidato que pode passar à segunda volta", atirou.

O candidato, que tem apoio do Partido Socialista (PS), lembrou que existe "um desiquilíbrio muito grande do sistema político em Portugal".

E explicou: "Um dos campos políticos - a Direita - tem a maioria das freguesias, das câmaras municipais, governa na Madeira e nos Açores, tem dois terços do Parlamento e tem o Governo".

Sublinhando que "é de utilidade para o país que o sistema político não esteja todo caído para um dos campos", Seguro considerou que é o único candidato que, caso seja eleito Presidente da República, pode voltar a equilibrar o sistema.

"É nesse sentido que eu me dirijo à Esquerda com o voto útil, mas também ao Centro e a todo o espectro político como o voto necessário para equilibrar o sistema político. O sistema político precisa de ter toda a representação", defendeu. 

O antigo secretário-geral do Partido Socialista afirmou que, após a realização dos debates para as Presidenciais, tem sentido "uma alegria e um entusiasmo em torno" da sua candidatura,  dando-lhe "razões para poder afirmar" que estará na segunda volta das eleições. 

"Espero merecer a confiança dos portugueses para ser Presidente da República de todos os portugueses", frisou.

Carneiro assegura: Seguro tem "todo o apoio dos socialistas"

António José Seguro reuniu-se esta segunda-feira com o secretário-geral do Partido Socialista, que assegurou que o "todo o PS está mobilizado" para apoiar o candidato presidencial.

"É para o PS um orgulho ter um candidato com as suas qualidades e todo o PS está mobilizado para esta fase, que após a fase do debate político entre os candidatos, agora é uma fase de ir para o terreno, ao encontro e ao diálogo com as pessoas e com os cidadãos e com as instituições", afirmou.

Seguro, segundo Carneiro, "contará com todo o apoio, com todo o empenhamento, com toda a mobilização dos socialistas de todo o país", incluindo ele próprio, que estará na campanha ao seu lado sempre que se "justifique oportuno e adequado", a primeira das vezes logo no arranque oficial da campanha, domingo, na apresentação da Comissão de Honra da Candidatura.

António Seguro tem

António Seguro tem "todo o apoio dos socialistas", assegura Carneiro

O líder socialista defendeu hoje que "todo o PS está mobilizado" para ir para o terreno nas presidenciais apoiar António José Seguro, ao lado de quem estará em momentos da campanha, apelando ao voto da restante esquerda.

Lusa | 18:48 - 29/12/2025

As eleições presidenciais estão marcadas para 18 de janeiro de 2026.  

Concorrem a estas eleições 11 candidatos, um número recorde. Os candidatos são Gouveia e Melo, Luís Marques Mendes (apoiado pelo PSD e CDS), António Filipe (apoiado pelo PCP), Catarina Martins (Bloco de Esquerda), António José Seguro (apoiado pelo PS), o pintor Humberto Correia, o sindicalista André Pestana, Jorge Pinto (apoiado pelo Livre), Cotrim Figueiredo (apoiado pela Iniciativa Liberal), André Ventura (apoiado pelo Chega) e o músico Manuel João Vieira.

Apoio do PS?

Apoio do PS? "Não me atrapalha nada. Vejo com grande satisfação"

 O candidato presidencial António José Seguro manifestou hoje satisfação com o apoio e presença do PS na campanha, mas assegurou que "não há contaminação" porque a natureza da candidatura suprapartidária mantém-se e dirige-se a todos os portugueses.

Lusa | 19:21 - 29/12/2025

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/politica/2911190/seguro-apela-ao-voto-util-sou-o-unico-que-pode-passar-a-segunda-volta#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes