Seguro apela ao voto para segunda volta ter "alguém democrata"

  • 16/01/2026

No comício de encerramento de campanha que decorreu esta noite no Fórum Lisboa, o candidato presidencial apoiado pelo PS insistiu na importância da concentração de votos na sua candidatura e considerou um "desperdício" que se dispersem em opositores que não têm hipótese de passar à segunda volta.

 

"Nós precisamos de ter na segunda volta alguém que inequivocamente é um democrata, alguém que inequivocamente é leal à Constituição da República Portuguesa, alguém que inequivocamente é defensor do Serviço Nacional de Saúde, da Escola Pública e da Proteção Social Pública", enfatizou.

Seguro voltou a refrear o entusiasmo com as sondagens e considerou que não é indiferente o facto de ficar em primeiro ou segundo lugar, apontando à vitória já no domingo.

"É muito importante que lá fora, nas páginas dos jornais do dia seguinte, se diga que os valores da liberdade, da democracia, da República, de um país moderno, de um país coeso, de um país que integra, de um país que defende a liberdade e a prosperidade, venceram em Portugal", defendeu.

Esta sessão encheu o Fórum Lisboa, teve um momento musical da apoiante Gisela João, destacando-se entre os presentes os antigos candidatos presidenciais Manuel Alegre e Maria de Belém Roseira e os ex-ministros Fernando Medina, Alexandra Leitão, Adalberto Campos Fernandes, Ana Mendes Godinho, Ana Jorge, Guilherme d'Oliveira Martins, entre vários rostos socialistas, mas sem a presença do líder do PS, José Luís Carneiro.

António José Seguro alertou que "os outros dois candidatos que podem passar à segunda volta têm como prioridade central rever a Constituição", algo que considerou que faz "toda a diferença", porque "pela primeira vez na história democrática de Portugal, uma maioria política de um campo político exclusivo pode rever a Constituição".

O candidato alertou que, atualmente, "não há nenhuma lei que não possa ser revista, aprovada e votada na Assembleia da República que precise de mais algum voto do campo político do progresso, do centro-esquerda ou da esquerda".

"Esta é uma situação nova no nosso país, que é agudizada por um movimento importante e por um partido importante nessa direita, que verdadeiramente a única coisa que quer é pôr portugueses contra portugueses, dividir-nos e destruir aquilo que durante 50 anos foram ganhos essenciais no nosso país", assinalou, referindo-se ao Chega, sem dizer o seu nome.

Seguro dramatizou a "urgência" da eleição de domingo, afirmando que se tinha a democracia "quase por adquirida e "que o progresso era crescente, era constante, que cada geração acrescentava qualidade de vida e dignidade à geração dos seus pais".

Seguro alertou mesmo que "é isso que também está em causa nesta eleição, no próximo domingo", de forma a garantir "essa visão de sociedade", algo que defende que já aconteceu na sua campanha, considerando que esta "é a política do P grande".

"Elevando a qualidade do debate político em Portugal e não fazendo ataques entrando na lama como entraram os nossos adversários", assinalou.

Seguro prometeu que, a partir de hoje "nada ficará como dantes" e que em Belém será a voz de quem não a tem e de "todos, todos, todos os portugueses".

Também a mandatária nacional da candidatura, a cientista Maria do Carmo Fonseca, lembrou que "há várias partes do mundo onde conquistas históricas estão sob ameaça", pelo que Portugal "precisa, mais do que nunca neste momento, de um Presidente que afirme sem hesitar que as mulheres têm um direito inalienável de decidir sobre a sua própria vida, o seu próprio futuro e o seu próprio corpo".

[Notícia atualizada às 23h30]

Leia Também: Tavares alerta que Seguro não é "seguro contra todos os riscos"

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/politica/2921043/seguro-apela-ao-voto-para-segunda-volta-ter-alguem-democrata#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes