Segurança da Gronelândia "é extremamente importante" para UE e NATO

  • 11/01/2026

"Antes de mais, a Gronelândia pertence ao seu povo. Cabe apenas à Dinamarca e à Gronelândia decidir sobre estas matérias, mas, naturalmente, é também um tema europeu porque a segurança do Ártico é extremamente importante para nós e, de forma crucial, é também um tema para a NATO", afirmou Ursula von der Leyen.

 

Em declarações a um pequeno grupo de jornalistas em Bruxelas, incluindo a Lusa, a líder do executivo comunitário apontou que a UE "tem uma excelente relação com a Gronelândia, o que é fundamental".

"Estamos a investir e a acelerar o nosso trabalho no território. Durante a minha visita à Gronelândia, anunciámos acordos do Global Gateway no valor de quase 100 milhões de euros e, na nossa proposta orçamental, duplicámos o financiamento para cerca de 530 milhões de euros, o que demonstra o nosso compromisso com a parceria e a importância da segurança no Ártico", adiantou.

No início deste ano, depois da operação militar norte-americana que resultou na captura do líder venezuelano, Nicolás Maduro, o Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou precisar daquele território por razões de segurança nacional.

Trump sugeriu que os EUA podiam vir a assumir o controlo do território autónomo dinamarquês, um discurso que muitos interpretam como uma ameaça de uso de força, gerando receios de expansão norte-americana forçada semelhante ao que já ocorreu na Venezuela.

A Gronelândia, uma vasta ilha ártica com uma população de 57.000 habitantes, possui recursos minerais significativos, a maioria dos quais ainda inexplorados, além de uma localização estratégica.

Os EUA possuem ali uma base militar, tendo operado cerca de 10 durante o período da Guerra Fria.

A tensão intensificou-se após a nomeação, no final de dezembro, de um enviado especial norte-americano para a Gronelândia e depois de uma publicação nas redes sociais associada à Casa Branca sugerir uma futura anexação.

Embaixador da Dinamarca diz que futuro da Europa e da NATO estão em causa

Embaixador da Dinamarca diz que futuro da Europa e da NATO estão em causa

O embaixador da Dinamarca em Portugal, Lars Steen Nielsen, alertou hoje que as ameaças dos EUA à Gronelândia são um "assunto muito importante" para o futuro daquele país nórdico, mas também da Europa e da NATO.

Lusa | 17:16 - 11/01/2026

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2917467/seguranca-da-gronelandia-e-extremamente-importante-para-ue-e-nato#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes