"Secreta" dinamarquesa alerta para ameaça militar dos EUA sob administração Trump

  • 12/12/2025

O Serviço de Informações de Defesa da Dinamarca, na sua mais recente avaliação anual, divulgada na quarta-feira, refere que a maior assertividade de Washington sob a administração do Presidente Donald Trump surge num contexto em que a China e a Rússia procuram reduzir a influência ocidental, especialmente a norte-americana.

 

Particularmente sensível para a Dinamarca -- membro da Organização do Tratado do Atlântico Norte (NATO) e da União Europeia (UE), bem como aliada dos próprios norte-americanos -- é a crescente competição entre essas grandes potências no Ártico. 

Trump manifestou o desejo de ver a Gronelândia, um território dinamarquês semi-autónomo e rico em recursos minerais, tornar-se parte dos Estados Unidos, uma intenção rejeitada pela Rússia e por grande parte da Europa.

"A importância estratégica do Ártico está a aumentar à medida que o conflito entre a Rússia e o Ocidente se intensifica, e o crescente foco dos Estados Unidos nas questões de segurança e estratégia na região acelerará estes desenvolvimentos ainda mais", refere o relatório da 'secreta' dinamarquesa.

A avaliação surge também após a publicação, na semana passada, da nova estratégia de segurança nacional da administração Trump, que descreve os aliados europeus como frágeis e visa reafirmar a dominância norte-americana no hemisfério ocidental.

O Presidente russo, Vladimir Putin, afirmou que a Rússia está preocupada com as atividades da NATO no Ártico e que responderá reforçando a sua capacidade militar na região polar.

As conclusões e análises do relatório ecoam uma série de preocupações recentes, sobretudo na Europa Ocidental, sobre a postura cada vez mais unilateral dos Estados Unidos, que, no segundo mandato de Trump, têm privilegiado acordos bilaterais e parcerias em detrimento de alianças multilaterais como a NATO.

"Para muitos países fora do Ocidente, tornou-se uma opção viável estabelecer acordos estratégicos com a China em vez dos Estados Unidos. A China e a Rússia, juntamente com outros Estados com interesses convergentes, procuram reduzir a influência global do Ocidente e, em particular, dos Estados Unidos", lê-se no relatório.

"Em simultâneo, aumentou a incerteza sobre a forma como os Estados Unidos irão priorizar os seus recursos no futuro. Isto dá aos poderes regionais maior margem de manobra, permitindo-lhes escolher entre os Estados Unidos e a China ou procurar um equilíbrio entre ambos", adverte o relatório dos serviços secretos dinamarqueses.

A administração Trump tem suscitado preocupações quanto ao respeito pelo direito internacional face à série de ataques mortais contra alegados barcos de tráfico de droga no mar das Caraíbas e no Pacífico Oriental, naquilo que se diz ser parte de uma campanha de pressão reforçada contra o Presidente venezuelano, Nicolás Maduro.

Trump também se recusou a excluir o uso da força militar na Gronelândia, onde os Estados Unidos já dispõem de uma base militar.

"Os Estados Unidos estão a usar o seu poder económico, incluindo ameaças de tarifas elevadas, para impor a sua vontade, e a possibilidade de recorrer à força militar -- mesmo contra aliados -- deixou de ser excluída", conclui o relatório.

Leia Também: Trump lança "gold card" e, em troca de 1 milhão, dá residência nos EUA

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2903383/secreta-dinamarquesa-alerta-para-ameaca-militar-dos-eua-sob-administracao-trump#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes