Seca e chuvas intensas "maior ameaça" para aves do Mediterrâneo

  • 17/12/2025

Os investigadores, incluindo do Centro de Investigação Ecológica e Aplicações Florestais (Creaf) e do Instituto Catalão de Ornitologia (ICO), analisaram o impacto dos fenómenos climáticos extremos na população de aves europeias ao longo de 20 anos, para concluir que aquelas são as variáveis que provocam o maior declínio destes animais na bacia do Mediterrâneo.

 

No caso das chuvas intensas, o impacto negativo não se limita a esta região e é constatado "em aves em toda a Europa", informou hoje o Creaf em comunicado, citado pela Europa Press.

Os autores do estudo salientam que a seca aumenta a mortalidade de insetos, como as lagartas das borboletas, e leva a que as plantas cresçam menos e produzam menos frutos e sementes, o que "tem um efeito cascata, já que as aves têm menos alimento para alimentar as suas crias e a taxa de sobrevivência diminui".

Com as chuvas intensas, cada vez mais frequentes no Mediterrâneo, os ninhos são destruídos, os ovos podem perder-se ou as crias podem morrer de hipotermia e, em situações extremas como tempestades de granizo, os adultos podem ser feridos.

Foi ainda constatado que o aumento da temperatura favorece as aves do norte da Europa, mas prejudica as aves migratórias de longa distância que chegam na primavera.

O coautor do estudo Sergi Herrando, investigador do Creaf e presidente do Conselho Europeu de Censos de Aves (EBCC na sigla em inglês), afirma que o declínio da população de aves pode reduzir funções como a dispersão de sementes e o controlo de pragas.

Para ajudar as aves na região do Mediterrâneo durante as secas, os investigadores recomendam que se restaure a rede de pequenos lagos e fontes de água em geral ou se construam novos.

Estes lagos "podem ter um efeito benéfico direto, permitindo às aves beber, e um indireto, atraindo insetos", adiantam, alertando que deve evitar-se a sua instalação nas zonas de predação.

Leia Também: Estudo mostra potencial de Cabo Verde para gerar hidrogénio e biogás

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/pais/2906038/seca-e-chuvas-intensas-maior-ameaca-para-aves-do-mediterraneo#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes