Seara diz que Gouveia e Melo é o candidato do sentido da responsabilidade
- 13/01/2026
"Meu almirante, vossa excelência é o homem e é o candidato do sentido da responsabilidade. E daquilo que eu chamarei a assunção do conhecimento. Em contraponto a outros, que não identificarei, porque não importa identificar, que têm ou a defesa do ego. [...] Ou, então, para aquilo que vossa excelência bem sabe que são os interesses pessoais", declarou.
Numa intervenção num jantar comício na vila da Terrugem, em Sintra, no distrito de Lisboa, o também ex-deputado do PSD elogiou a capacidade do ex-chefe do Estado-Maior da Armada para assumir a preparação das crises, as ter resolvido e identificado, o que considera "uma distinção em relação a todos os outros".
O atual presidente da Assembleia Municipal de Sintra deixou ainda, na sua intervenção, "quatro exultações" a Gouveia e Melo, dizendo que o candidato é um "exemplo da verdade" e um "homem da liberdade e das liberdades".
E acrescentou: Henrique Gouveia e Melo "sabe quais são os poderes presidenciais", quando "tantos outros" os ignoram e, por fim, caracterizou Fernando Seara, possui amor à pátria, o que "faz bem" ao país.
O ex-diretor-geral da Saúde Francisco George marcou também presença no jantar de apoio a Gouveia e Melo, que considera ser o candidato capaz de "unir os portugueses na construção de um país mais próspero, de mais economia, de mais crescimento e de melhor bem-estar para todos".
Por outro lado, salientou, é "altura de defender quem irá impulsionar" o Estado Social previsto na Constituição e também trazer melhorias para as área da Saúde, Habitação, Segurança Social e Justiça.
"Mas também é altura de dizermos que é preciso regulamentar, é preciso integrar, é preciso criar novos mecanismos de integração para os imigrantes que ajudam a crescer o nosso país", acrescentou.
Por fim, aludindo à atual instabilidade internacional, Francisco George considerou que Gouveia Melo é a pessoa indicada para desempenhar o papel de comandante supremo das Forças Armadas, cargo que é, por inerência do Presidente da República.
Além de Gouveia e Melo, concorrem às eleições presidenciais Luís Marques Mendes (apoiado pelo PSD e CDS), António Filipe (apoiado pelo PCP), Catarina Martins (Bloco de Esquerda), António José Seguro (apoiado pelo PS), o pintor Humberto Correia, o sindicalista André Pestana, Jorge Pinto (apoiado pelo Livre), Cotrim Figueiredo (apoiado pela Iniciativa Liberal), André Ventura (apoiado pelo Chega) e o músico Manuel João Vieira.
Leia Também: Cotrim diz que Marques Mendes "está fora da corrida": "Sem hipótese"













