"Se recebermos uma proposta que nos agrade, Rafa jogará no Benfica"
- 16/01/2026
Serdar Adali, presidente do Besiktas, revelou, esta sexta-feira, em conferência de imprensa, que tem em mãos uma proposta concreta por parte do Benfica tendo em vista a aquisição de Rafa Silva, jogador que entrou em 'rota de colisão' com o próprio clube, e que já não joga há mais de dois meses.
"Ainda que eu não queira dizer demasiado, o Rafa Silva está na lista de jogadores que irão sair. A nossa equipa técnica pediu reforços para a defesa. [Gabriel] Paulista] e [David] Jurásek saíram, criando esta necessidade, ainda que o desejo já existisse, antes de os jogadores terem saído", começou por afirmar, em declarações reproduzidas pelo jornal turco Hurriyet.
"O Benfica fez uma proposta pelo Rafa Silva. Se nós recebermos uma proposta que nos agrade, o Rafa sairá e jogará no Benfica, mas, a não ser que cheguemos a esse nível, ficará por cá. Não é assim tão importante para nós, iremos pagar o salário dele. Ele irá ficar e continuar a sua vida, como jogador do Besiktas", acrescentou.
Rafa Silva, recorde-se, chegou ao Benfica no verão de 2016, proveniente do Sporting de Braga, a troco de uma verba na ordem dos 16 milhões de euros, naquela que, na altura, foi a mais elevada transferência alguma vez efetuada entre clubes portugueses, tendo acabado por permanecer na Luz até 2024.
No espaço de oito anos, tornou-se numa das principais referências dos encarnados, disputando 326 jogos oficiais, os quais fez acompanhar de 94 golos e 67 assistências. No entanto, acabou por optar por não aceitar renovar o contrato que unia ambas as partes, pelo que partiu rumo ao Besiktas, a 'custo zero'.
Afinal, o que se passou entre Rafa Silva e o Besiktas?
O mal-estar entre Rafa Silva e Besiktas teve início no passado dia 13 de setembro, quando o treinador, Sergen Yalcin, o substituiu por Cengiz Under (que acabaria por marcar um golo), no triunfo alcançado sobre o Basaksehir, por 2-1. Uma situação que não foi do seu agrado, e assim o fez saber, à direção.
Numa das (várias) intervenções públicas que o presidente, Serdar Adali, fez, desde então, ficou-se a saber que, dias depois, o próprio internacional português comunicou a sua decisão de colocar um ponto final na carreira. Mais tarde, terá repensado, e transmitido a vontade de continuar a jogar, mas noutro destino.
O avançado foi utilizado, de forma contínua, até à derrota 'caseira' diante do Fenerbahçe, por 2-3, na qual cumpriu os 90 minutos. No entanto, desde então, 'desapareceu do mapa', alegando uma dor nas costas para não comparecer nas sessões de treino, junto dos respetivos companheiros de equipa.
Recentemente, o jogador de 32 anos de idade foi reintegrado junto da equipa principal das Águias Negras, mas sem jogar. O Benfica, por seu lado, já terá feito saber que veria com bons olhos um eventual regresso, mas apenas a 'custo zero', um cenário que, fazendo fé nas palavras de Serdar Adali, estará, neste momento, totalmente descartado.
Leia Também: Atenção, Benfica. Rui Pedro Braz quer Rafa e Besiktas… baixa valor pedido













