Se Putin e Zelensky não assinam acordo "serão estúpidos", diz Trump

  • 21/01/2026

Discursando no Fórum Económico Mundial, em Davos, na Suíça, o Presidente dos Estados Unidos referiu que os homólogos russo, Vladimir Putin, e ucraniano, Volodymyr Zelensky, "chegaram a um ponto em que podem unir-se e fechar um acordo".

 

Se não o fizerem, advertiu, "serão estúpidos".

Dirigindo-se aos líderes políticos e económicos presentes em Davos, o líder da Casa Branca reiterou a necessidade de alcançar a paz para "salvar milhões de vidas", apesar de existir "um ódio tremendo" entre os dois países.

No entanto, Trump insistiu que os dois líderes querem chegar a um acordo e estão "razoavelmente perto" de o concretizar.

"Estou a lidar com o presidente Putin e acredito que ele quer chegar a um acordo. Estou a lidar com o presidente Zelensky e acredito que ele quer chegar a um acordo. Vou reunir-me com ele hoje. Talvez ele esteja na plateia agora", declarou no Fórum de Davos.

Trump anunciara previamente que se iria encontrar hoje com Zelensky, mas o líder ucraniano não se encontra na estância suíça, justificando a sua ausência com crise energética provocada pelos últimos ataques russos.

O enviado da Casa Branca, Steve Witkoff, tem um encontro marcado com Putin na quinta-feira em Moscovo, para retomar as conversações de paz sobre a Ucrânia.

Witkoff, que também se encontra hoje em Davos, viajará para Moscovo acompanhado por Jared Kushner, genro do Presidente norte-americano e que também esteve presente no último encontro no Kremlin.

As negociações promovidas pelos Estados Unidos em contactos separados com representantes de Kiev e Moscovo têm sido bloqueadas por divergências das partes sobre o futuro dos territórios ocupados na Ucrânia e as garantias de segurança para prevenir uma nova agressão russa.

No seu discurso no Fórum Económico, Donald Trump defendeu também que cabe à NATO e à Europa "lidar com a Ucrânia", e não aos Estados Unidos.

"Quando falo da NATO, refiro-me à Europa. Eles é que têm de lidar com a Ucrânia, não nós. Os Estados Unidos estão muito longe", sustentou, adicionando que o seu país está separado da Europa por "um oceano imenso e belo" e que não tem "nada a ver" com este conflito, desencadeado pela invasão russa em fevereiro de 2022.

"O que é que os Estados Unidos ganham com todo este trabalho, todo este dinheiro, além da morte, da destruição e de somas colossais de dinheiro para pessoas que não gostam do que estamos a fazer?", questionou, referindo-se aos países da NATO e da Europa.

Além de se distanciar da guerra na Ucrânia, Trump atacou os aliados da NATO, acusando-os de "tratarem mal Washington" e de não contribuírem com nada em troca de segurança.

"Quero deixar isto bem claro. E, se pensarem bem, ninguém pode refutar. Damos muito e recebemos muito pouco em troca", observou o político republicano, que reclamou ter feito mais para apoiar a Aliança Atlântica do que qualquer outro presidente norte-americano.

Reafirmando a acusação de falta de compromisso financeiros dos aliados, Trump disse também que hoje a NATO não existiria se não se tivesse envolvido com a organização durante o seu primeiro mandato, entre 2017 e 2021.

"Depois de darmos biliões e biliões de dólares em defesa à NATO e às nações europeias, eles compram as nossas armas. Nós fabricamos as melhores armas", comentou como um exemplo da forma como a pressão da sua administração está a mudar a Aliança Atlântica.

Nessa medida, reivindicou como uma conquista pessoal o compromisso dos aliados, no ano passado em Haia (Países Baixos), de dedicarem 5% dos respetivos Produtos Internos Brutos (PIB) às despesas militares.

"Consegui algo que ninguém dizia ser possível", observou ainda.

Leia Também: Ucrânia? Putin vai reunir-se com Witkoff na 5.ª-feira, diz Kremlin

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2923695/se-putin-e-zelensky-nao-assinam-acordo-serao-estupidos-diz-trump#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes