"Schumacher não sabe que é heptacampeão", diz ex-colega
- 03/02/2026
Michael Schumacher é um dos dois pilotos da história da Fórmula 1 a ter sete títulos mundiais. Quando conquistou o seu último campeonato, em 2004 ao serviço da Ferrari, era o único com tal quantidade de títulos, sendo o primeiro em quase cinco décadas a bater o recorde de Juan Manuel Fangio.
Em 2020, o alemão foi igualado por Lewis Hamilton - que, curiosamente, ocupou o seu lugar na Mercedes em 2013, no fim da sua segunda passagem pela categoria rainha.
No fim de 2013, Michael Schumacher foi vítima de um aparatoso acidente de esqui nos Alpes Franceses. A sua vida mudou, apesar de não se saber ao certo qual o seu estado atual. Há rumores, como os que surgiram recentemente sobre poder já não estar acamado.
Agora, o antigo colega de equipa Riccardo Patrese falou do assunto numa entrevista - embora tenha frisado que não tem informações concretas: "Nunca o vi depois do acidente. Nunca estive lá. Só se diz que ele se consegue sentir, ver, olhar ao redor e fazer contacto visual. Depois das melhorias iniciais, o que sei da saúde dele foi que ele estava na situação noticiada recentemente. Ele está no mundo dele, mas reconhece as pessoas, caras familiares. Tenho a certeza de que ele não sabe que é heptacampeão do mundo", disse ao Hochge Pokert.
Riccardo Patrese recordou que só um grupo limitado de pessoas tem acesso a Michael Schumacher, apesar de, após o acidente, ainda ter tentado contactar a esposa Corinna Schumacher para o ver: "Ela disse-me para não me preocupar. Percebi que não queriam ninguém à volta dele exceto algumas pessoas familiares".
Também aquando do acidente, o ex-piloto italiano tentou enviar uma mensagem a Michael Schumacher para saber do seu estado - ainda sem saber da gravidade da situação: "Esse foi o último contacto que tive com ele. Ofereci-me para ver se ajudava se eu o visitasse. Sim, tentei ajudá-lo, eu podia ter estado lá. Mas eles preferiram ficar sozinhos", recordou.
Posto isto, Riccardo Patrese acredita que não falta apoio ao lendário antigo piloto: "Penso que, numa situação como esta, é um tesouro para as pessoas que amam. Mesmo na condição dele, eles querem tê-lo com eles, cuidar dele e amá-lo. Ele ainda está conosco e só podemos esperar que esteja a sentir-se melhor".
E rematou: "Tanto quanto sei, a situação dele não mudou em alguns anos".














