Schjelderup esteve prestes a sair do Benfica, mas Mourinho travou negócio
- 03/02/2026
Andreas Schjelderup teve uma volta de 180 graus na sua carreira enquanto jogador do Benfica nos últimos dias. O extremo norueguês foi decisivo frente ao Real Madrid, na Liga dos Campeões, e acabou por ficar com outra perspetiva aos olhos de José Mourinho.
O treinador do Benfica ganhou mais confiança no jovem de apenas 21 anos, que passou a ser um dos indiscutíveis no onze inicial do técnico encarnado, afastando a necessidade de mais um extremo neste mercado de transferências que agora terminou.
Aliás, o camisola 21 das águias teve mesmo uma propostas de última hora para deixar o clube da Luz no último dia de mercado, e foi o sadino que impediu que a saída tivesse lugar.
Em causa estará uma proposta avançada pela imprensa espanhola, com a Marca a afirmar que o Mallorca já tinha garantido o 'sim' do jogador e do Benfica para concretizar a transferência, tendo sido José Mourinho a bloquear a mesma esta segunda-feira.
De recordar que Schjelderup chegou ao Benfica na temporada 2022/23 por uma verba a rondar os nove milhões de euros, proveniente do Nordsjaelland, clube onde regressou por uma época para continuar a ter minutos.
Nesta temporada, o extremo norueguês conta com um total de 27 jogos realizados em todas as competições, tendo contribuído com quatro golos e três assistências pelo clube da Luz.
Mallorca não foi o único clube interessado
Além deste interesse de última hora do clube espanhol Mallorca, houve ainda outras abordagens de clubes europeus nos últimos dias do mercado de transferências.
Em Itália, chegou-se a falar do Como 1907 e do Parma como possíveis destinos, mas a mais forte possibilidade chegou... da Bélgica.
O Club Brugge chegou mesmo a fazer uma proposta formal na ordem dos oito milhões de euros por Schjelderup, mas a direção do Benfica apontou para os 15 milhões de euros pelo jogador de 21 anos.
Os últimos relatos indicavam um possível acordo na ordem dos 12 milhões de euros, mas o jogador que fora contratado ao Nordsjaelland, há precisamente três anos, a troco de nove milhões, parece agora estar na Luz... para renovar contrato.
José Mourinho teceu elogios rasgados após bis ao Real Madrid
Na conferência de imprensa logo após o encontro épico no Estádio da Luz entre Benfica e Real Madrid, José Mourinho deu grandes elogios a Andreas Schjelderup e deixou um conselho ao jovem avançado.
"Fala-se, fala-se, fala-se, mas nos últimos quatro jogos jogou todos. Foi titular hoje, na Juventus, no Rio Ave, jogou no Dragão para a Taça. É um jogador que joga. Pode não ter jogado durante um determinado período, mas eu acredito que este Schjelderup é melhor do que aquele que encontrei. É um bocadinho mais parecido com o tipo de jogador que quero. Faz coisas hoje que não fazia anteriormente", explicou, antes de concluir o tema.
"Não podem jogar todos. Há jogadores que têm um limite, mas este é um miúdo que tem um caminho a percorrer. Dizer-se que ele não joga e está à venda... Uma coisa é estar à venda outra é ter propostas. Se o objetivo do Andreas é ir ao Mundial é com estes jogos que vai ao Mundial. Não é ir jogar para uma liga mais fraca e jogar mais minutos. Vais ao Mundial com jogos destes. Estou muito contente com o miúdo, mas também com todos os jogadores. Uma grande vitória de um grupo fantástico de rapazes", rematou o treinador do Benfica.














