Saúde intestinal: Devia comer (pelo menos) um alimento destes por dia
- 24/11/2025
É possível controlar a obstipação, cólicas e dores abdominais Existem diversos problemas relacionados com a saúde intestinal e praticamente todos dependem de um único fator: a alimentação.
A quantidade de vezes que faz cocó pode revelar o estado da sua saúde. A nutricionista Maggie Michalczyk conta ao Eating Well que "o nosso cocó, ou a falta dele, pode dar-nos muitas pistas sobre o que está acontecer internamente".
Fazer cocó "de uma a três vezes ao dia é normal", no entanto, fazer menos de três vezes por semana pode ser preocupante e pode indicar obstipação.
A especialista esclarece que, se por um lado existem alimentos que podem ajudar a aliviar o inchaço e a facilitar a digestão, por outro, também existem alimentos que podem atrasar esse processo e podem chegar a causar episódios de prisão de ventre.
Leia Também: Dietista sugere 9 alimentos ricos em vitamina C para reforçar imunidade
Ainda assim, não há necessidade de se restringir a um único grupo de alimentos. A diversidade é o segredo e com ela surge a necessidade do consumo de água, uma vez que o consumo isolado de fibras pode acabar por produzir um efeito contrário ao desejado.
Feijão preto
A nutricionista conta que as fibras são essenciais para a saúde digestiva e uma caneca de feijão preto poderá ser ajudar a equilibrar e a repor os níveis de fibras. Essa quantidade terá aproximadamente 15 gramas de fibra, o que, de acordo com a especialista será o suficiente para "ajudar a movimentar o trato digestivo para aliviar os gases acumulados e diminuir o inchaço".
Iogurtes e kefir
Se precisa de uma alternativa mais rápida e prática às papas de aveia pode optar por um iogurte, o seu intestino agradece. Neste caso o iogurte não possui fibras, mas contém probióticos e bactérias vivas que ajudam na digestão e, se ainda assim quiser adicionar fibras pode fazê-lo de forma prática através de sementes ou frutas. A nutricionista recomenda que utilize, por exemplo framboesas.
Figos
A nutricionista sublinha que este fruto é rico em fibras e "fácil de comer ou petiscar" e pode, por isso ser prático para aumentar a ingestão diária de fibras.
Ameixas
Pode optar pelo fruto fresco ou pela versão de ameixas secas. De acordo com os especialistas, ambas contêm fibras solúveis e insolúveis que ajudam na saúde digestiva. A nutricionista sugere até que "faça uma mistura de frutos secos para obter benefícios de fibras extras".
Sementes de chia
Estas sementes podem mantê-lo saciado durante bastante tempo. Além de serem ricas em fibras, também são ricas em proteínas. Podem ser um complemento fácil para um reforço de fibras em smoothies, iogurtes ou papas de aveia.
Leia Também: Sete alimentos que é seguro comer fora do prazo de validade













